Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)
Nesta segunda parte da lezione 4 da série "Dire, fare, partire!", voltada ao ensino de italiano para brasileiros, veremos a entrevista com Paola Begotti, docente de língua Italiana da Università Ca’ Foscari Venezia.
Tema: Perché s’impara la lingua italiana.
Material didático e transcrição da entrevista em
http://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=131§ion=4
A pronúncia do italiano com ênfase nos traços distintivos entre o português e o italiano; artigos definidos e indefinidos; formas combinadas de preposições e artigos definidos; verbos (regulares/irregulares/auxiliares/reflexivos) no presente e no passato prossimo do indicativo; particípio passado e concordância do passato prossimo com o pronome sujeito; pretérito imperfeito do indicativo; pronomes de tratamento; pronomes do caso reto e oblíquo; pronomes e adjetivos possessivos; flexões dos substantivos e dos adjetivos: regras gerais; numerais e horas; as preposições DI e DA; o pronome CI com função locativa. Leitura e análise de textos de escritores italianos contemporâneos.
Funções 1: Cumprimentar; escolher entre o registro formal e informal; agradecer; apresentar-se e apresentar outras pessoas; descrever pessoas e ambientes; falar das atividades diárias; contar acontecimentos passados.
Funções 2: Ler e analisar textos escritos; preparar breves textos escritos e orais.
Esta disciplina visa a que o aluno entre em contato com a língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e iniciar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.