Estão apresentadas as características gerais das bactérias da Família Enterobacteriaceae: São enterobactérias, Sorotipagem, Biotipagem, Biosorogrupos. São descritas as principais espécies suas respectivas características de patogenicidade: Escherichia coli (EPEC, ETEC, EHEC, EIEC), Salmonella, Shigella, Yersinia, Proteus, e alguns outros. Questionário para estudos.
Dar prosseguimento ao estudo dos cocos Gram-positivos, apresentando as bactérias do gênero Streptococcus: Formas empregadas para identificação das espécies: a) identificação baseada no padrão de hemólise: Bactérias alfa, beta e gama hemolíticas; b) identificação baseada na sorologia no Carboidrato C -Grupos de Lancefield. Principais espécies causadoras de doenças: Fatores de virulência, doenças, sequelas. Questões de Revisão.
Introdução o estudo dos cocos Gram-positivos, principais gêneros bacterianos de importância clínica, Provas Bioquímicas para identificação de Staphylococcus, Streptococcus, Micrococcus. Provas bioquímicas para identificação das espécies de Staphylococcus. Staphylococcus aureus: Principais Fatores de Virulência, principais doenças, Problema do surgimento de isolados com Resistência a vários antibióticos: MRSA e Superbactérias. Staphylococcus saprophyticus e Staphylococcus epidermidis. Questões de Revisão.
Serão apresentados as diferenças entre desinfetantes, antissépticos e antibióticos; as principais características de um bom antibiótico; os mecanismos de ação dos diversos antibióticos, antibiótico naturais e semissintéticos, elaboração de um Antibiograma e de uma MIC, quando a associação de dois ou mais antibióticos deve ser feita; os principais mecanismos genéticos que resultam em bactérias resistentes a antibióticos, superbactérias multi-droga resistentes (MDR).