Carregando
Página inicial »Biológicas » Enfermagem » [BMM0400-6] Microbiologia Básica

[BMM0400-6] Microbiologia Básica

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Estão apresentadas as principais características das principais espécies de bacilos Gram-positivos de importância médica: 1) Esporulados: Clostridium e Bacillus; e 2) não esporulados: Corynebacterium e Propionibacterium. Questões pra estudo.
Estão apresentadas as características gerais das bactérias da Família Enterobacteriaceae: São enterobactérias, Sorotipagem, Biotipagem, Biosorogrupos. São descritas as principais espécies suas respectivas características de patogenicidade: Escherichia coli (EPEC, ETEC, EHEC, EIEC), Salmonella, Shigella, Yersinia, Proteus, e alguns outros. Questionário para estudos.
Dar prosseguimento ao estudo dos cocos Gram-positivos, apresentando as bactérias do gênero Streptococcus: Formas empregadas para identificação das espécies: a) identificação baseada no padrão de hemólise: Bactérias alfa, beta e gama hemolíticas; b) identificação baseada na sorologia no Carboidrato C -Grupos de Lancefield. Principais espécies causadoras de doenças: Fatores de virulência, doenças, sequelas. Questões de Revisão.
Introdução o estudo dos cocos Gram-positivos, principais gêneros bacterianos de importância clínica, Provas Bioquímicas para identificação de Staphylococcus, Streptococcus, Micrococcus. Provas bioquímicas para identificação das espécies de Staphylococcus. Staphylococcus aureus: Principais Fatores de Virulência, principais doenças, Problema do surgimento de isolados com Resistência a vários antibióticos: MRSA e Superbactérias. Staphylococcus saprophyticus e Staphylococcus epidermidis. Questões de Revisão.
Serão apresentados as diferenças entre desinfetantes, antissépticos e antibióticos; as principais características de um bom antibiótico; os mecanismos de ação dos diversos antibióticos, antibiótico naturais e semissintéticos, elaboração de um Antibiograma e de uma MIC, quando a associação de dois ou mais antibióticos deve ser feita; os principais mecanismos genéticos que resultam em bactérias resistentes a antibióticos, superbactérias multi-droga resistentes (MDR).
Aula do curso de Enfermagem - introdutória a disciplina com aspectos básicos a respeito de bactérias, vírus e fungos.
Aula introdutória do módulo de Virologia descreve características básicas dos vírus.
Apresentação dos principais sítios do corpo que albergam microrganismos, principais constituintes e efeitos para o ser humano.
Descrição da patogênese viral, conceitos de tropismo viral as formas de disseminação, os efeitos celulares etc.
Descrição do processo patogênico das Hepatites virais, e do HIV no desenvolvimento da AIDS
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942