Carregando

Vídeo 2 de 9

Microbiologia Básica

Enterobactérias

por Elisabete Jose Vicente

Incorporar
Recomendar
Download
        
Gostei (5)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Estão apresentadas as características gerais das bactérias da Família Enterobacteriaceae: São enterobactérias, Sorotipagem, Biotipagem, Biosorogrupos. São descritas as principais espécies suas respectivas características de patogenicidade: Escherichia coli (EPEC, ETEC, EHEC, EIEC), Salmonella, Shigella, Yersinia, Proteus, e alguns outros. Questionário para estudos.

Disciplina

BMM0400-6 Microbiologia Básica

EMENTA

Teórico:
Introdução à Microbiologia. Ecologia de Microrganismos. Microbiota normal do corpo humano. Relações hospedeiro-parasita. Princípios da transmissão dos agentes infecciosos. Esterilização e Desinfecção. Genética Microbiana. Morfologia e estrutura bacteriana. Fisiologia bacteriana. Antimicrobianos. Morfologia e fisiologia dos fungos. Propriedades gerais dos vírus. Infecções por cocos Gram positivos, bacilos Gram positivos, bacilos Gram negativos, micobactérias e bactérias espiraladas. Principais agentes bacterianos produtores de meningite. Doenças bacterianas sexualmente transmissíveis. Diagnóstico laboratorial das infecções bacterianas. Fungos produtores de micoses superficiais e cutâneas. Fungos produtores de micoses profundas I (Candiose e criptococose). Fungos produtores de micoses profundas II (Paracoccidioidomicose e Histoplasmose). Diagnóstico laboratorial das micoses. Vírus entéricos e hepatites virais. Arbovírus. Vírus dermotrópicos. Vírus respiratórios. AIDS. Diagnóstico laboratorial das viroses.
Prático:
Observação de culturas em meios sólidos e líquidos de bactérias e fungos. Observação microscópica de bactérias e fungos. Lâminas com efeito citopático. Noções básicas de assepsia, semeadura de microrganismos e microscopia. Isolamento de fungos e bactérias do meio ambiente e organismo humano. Postulados de Koch. Transmissão de microrganismos por contato. Antissepsia da pele. Controle microbiológico pelo calor. Colorações usuais em bacteriologia. Observação das principais formas e estruturas bacterianas. Antibiograma. Estudo morfológico dos fungos. Isolamento e identificação de cocos gram positivos e cocos gram negativos. Identificação de bacilos gram positivos e gram negativos. Microscopia de lâminas com Leptospira e Treponema. Coloração D e Ziehl-Neelsen para bacilos álcool-ácido resistentes. Metodologia de identificação de fungos patogênicos. Isolamento e Identificação de fungos produtores de micoses superficiais e cutâneas. Isolamento de dermatófitos do solo. Isolamento e Identificação de Candida spp. e Cryptococcus neoformans.
Identificação de Paracoccidioides brasiliensis e Histoplasma capsulum. Isolamento de vírus de material clínico. Método de diagnóstico rápido das viroses. Lâminas de efeito citopático de diversos vírus. Reação de hemaglutinação e inibição de hemaglutinação.

Objetivo

Conduzir o aluno a reconhecer a importância dos microrganismos no meio ambiente e nos agravos à saúde humana; a relacionar os microrganismos entre si e com os demais seres vivos. Despertar o aluno para o papel do profissional de enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas. Fornecer noções básicas sobre técnicas de isolamento e identificação de microrganismos e de controle de populações microbianas. Transmitir informações sobre os principais agentes causadores de infecções humanas e seus respectivos mecanismos de controle.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Bacilos Gram-positivos: Clostridium e outros
  2. Enterobactérias
  3. Cocos Gram-positivos: Streptococcus
  4. Cocos Gram-positivos: Staphylococcus
  5. Antibióticos e resistência bacteriana a drogas
  6. Aula 1 introdução aos microrganismos
  7. Propriedades Gerais dos vírus
  8. Aula sobre microbiota
  9. Patogênese Viral
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942