Carregando
Recomendar
     
Gostei (0)

Licença de cópia, reuso e redistribuição

Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

A recente pandemia de Covid-19 tem lançado luz sobre um argumento repetido há mais de uma década por cientistas. As chances de despontarem doenças emergentes e reemergentes são cada dia maiores, especialmente em locais do mundo que reúnem características capazes de facilitar o contágio. É o caso de localidades da Ásia, mas também das florestas tropicais com alta biodiversidade, como é o caso da Amazônia. Em um mundo com alta densidade populacional e globalizado, a probabilidade de que essas doenças se tornem pandêmicas é alta, dada a frequência de contatos e ampla circulação de pessoas entre localidades e países. Para entender melhor esse processo, faremos nesta vídeo-aula uma viagem da China ao estado de São Paulo, passando pela Amazônia. Ao longo do caminho, veremos quais hipóteses explicam o início da pandemia de Covid-19, explorando porque eventos similares já eram previstos e devem se tornar rotineiros. Por fim, analisaremos as evidências que sugerem que a Amazônia pode se tornar um epicentro de novas epidemias, caso as mudanças atuais no uso da terra e taxas de desmatamento sejam mantidas.

Disciplina

ACH0152-1 Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania

EMENTA

O programa da disciplina desenvolve-se considerando os seguintes fatores: a condição ambiental contemporânea; a sustentabilidade ambiental (origem do conceito, histórico e significados); ações e práticas cidadãs relacionadas às questões e preocupações socioambientais.
Esses fatores podem se desenvolver com a abordagem dos seguintes tópicos:
a) sociedade e ambiente
b) economia, tecnologia, cultura e mudança ambiental
c) desenvolvimento sustentável e sustentabilidade
d) cidadania e ambiente

Diversos desdobramentos desses tópicos, serão contemplados pelos programas específicos que os professores responsáveis pela disciplina implementarão em suas respectivas turmas.

Objetivo

Oferecer ao aluno uma análise da questão socioambiental considerando os seguintes eixos de abordagem:
(a) a relação sociedade-ambiente e suas implicações em variadas dimensões (econômica, ética, tecnológica e cultural); (b) significados e implicações do conceito de sustentabilidade; (c) práticas e ações cidadãs envolvendo a dimensão socioambiental.
O objetivo da disciplina é o de contribuir para a formação de profissionais e cidadãos capacitados e comprometidos eticamente com a problemática socioambiental.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Condições socioespaciais e pandemia 2021
  2. Pandemias e mudanças ambientais globais: qual é a relação?
  3. Videoaula 2: Fronteiras planetárias no Antropoceno
  4. Vídeo-Aula 4: Do Estado Nacional ao Plurinacional: percurso, crise socioambiental e alternativa decolonial à economia-política
  5. Clima energia e Pandemia
  6. Saneamento Básico e Acesso a Água
  7. Consumo e resíduos: práticas cotidianas no contexto da pandemia de Covid-19
  8. Desigualdades socioespaciais no enfrentamento da Covid-19: um caminho para a sindemia
  9. Videoaula 8: Justiça Planetária e Equidade frente à COVID-19
  10. Video-aula 8 - Pós-Pandemia: para onde queremos ir?
  11. Videoaula 9: Pós-Pandemia: para onde queremos ir?
Superintendência de Tecnologia da Informação