Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)
Palestra ministrada por Zilda de Castro Silveira, Professora do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP, em 9/9/2021, para os alunos das disciplinas SEL5722 e SEM5892.
1. Discussão do método científico, sua natureza, conceitos e tipos. Como transmitir o conhecimento.
2. Acesso analise e avaliação do conhecimento em engenharia: situação brasileira e internacional; tipos de instituições, atividades e programas de atendimento: bibliotecas, serviços de documentação e informação, bases e bancos de dados no Brasil e no exterior.
3. Estruturas e tipos de informação documentais, numéricas e cadastrais em sistemas de informações (bases e bancos de dados); análise e avaliação do conhecimento formal documentado, organização de sua estrutura e síntese (resumos, tabelas, quadros, folhas cadastrais); métodos de acesso e busca; categorias e tipos de documentos especializados.
4. Delimitação temática da pesquisa, mediante determinação de terminologia; descritores, palavras-chaves, sub-áreas e área de assunto: planejamento e organização de sistemas específicos de informações especializadas; glossários, thesaurus e indexação coordenada.
5. Normalização da documentação; instituições normalizadoras; apresentação de artigos de periódicos, trabalhos de congresso, referenciação bibliográfica e documental; redação de sinopses, resumos e resenhadas.
6. Revisão da literatura e relatórios de estado-da-arte; avaliação e análise de documentos destes tipos, orientador para organização e redação; organização de citações e notas.
Estrutura e redação da dissertação e tese: apresentação, partes do corpo e complemento desses documentos; análise e avaliação de exemplares destes tipos e documentos elaborados no Brasil e no exterior.
Apresentar o instrumental científico metodológico básico;
Metodologia Científica;
Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária;
Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado;
Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação;
Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de revisão da leitura e/ou bibliografia e relatórios de estado-da-arte.