Carregando

Maria Aparecida de Menezes Borrego e Cecília Helena de Salles Oliveira

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
3 resultados encontrados
A historiadora Maria Aparecida de Menezes Borrego analisa o desenvolvimento urbano de São Paulo desde a elevação da vila à categoria de cidade, em 1711, até as primeiras décadas do século XIX. Através da historiografia sobre São Paulo e de objetos coloniais presentes na área expositiva do Museu Paulista, a professora traça um retrato de como eram os interiores domésticos das casas paulistanas do período colonial. A palestra faz parte do Curso Livre "O Museu Paulista e a História de São Paulo", organizado pelo Museu Paulista em agosto de 2011 para comemorar os 300 da elevação de São Paulo a cidade e coordenado pela Profa.Dra. Cecília Helena de Salles Oliveira.
A historiadora Vera Bittencourt participou do curso "O Museu Paulista e a História de São Paulo ", organizado pelo museu em agosto de 2011. Em sua aula a professora Vera traça paralelos entre a história do museu, inaugurado em 1895, e o desenvolvimento de São Paulo durante os séculos 18 e 19. Ela analisa especialmente o momento político na virada da década de vinte, quando o museu se preparava para comemorar o centenário da independência do Brasil. Um detalhe curioso é que foi naquela época que a frente do museu foi dinamitada para criar a colina sobre a qual o prédio está hoje, com os jardins num plano rebaixado.
O historiador Renato de Mattos participou do curso “O Museu Paulista e a História de São Paulo “, organizado pelo museu em agosto de 2011. Em sua aula ele discute a complexa inserção de são Paulo nas redes mercantis do Império português durante os séculos XVIII e XIX. O professor Renato discorre também sobre imagens clássicas da cidade e da capitania, especialmente aquelas relacionadas à suposta decadência da região, quando foi criada a capitania de Minas Gerais, em 1720.
3 resultados encontrados

 

Superintendência de Tecnologia da Informação