Carregando

Cecil Chow Robilotta, Vito Roberto Vanin, Andre Machado Rodrigues, Claudio Hiroyuki Furukawa e Suzana Salem Vasconcelos

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
34 resultados encontrados
Neste vídeo, é possível visualizar o efeito produzido por fitas adesivas transparentes quando atravessadas por luz polarizada. As tensões internas em um objeto de plástico também podem ser vistas pela fotoelasticidade, com o uso de luz polarizada e filtro polarizador. Óptica; luz polarizada; filtros polarizadores; fotoelasticidade. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
A luz proveniente de uma lanterna led é polarizada com um filtro polarizador colocado sobre uma folha com palavras escritas. Ao colocar um 2o filtro com o eixo de polarização perpendicular ao eixo do 1o filtro, observa-se que tudo escurece e não é possível ver as palavras. Isso é revertido com o uso de um 3o filtro com seu eixo oblíquo aos eixos dos outros dois filtros, tornando visíveis novamente as palavras. Óptica; luz polarizada; filtro polarizador; múltiplos filtros. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Alguns cristais, como a calcita, são capazes de produzirem dupla refração da luz que os atravessa, fenômeno conhecido como birrefringência. O resultado é a formação de duas imagens. Além da imagem dupla, a luz que atravessa o cristal emerge como luz polarizada, de modo que é possível visualizar somente uma imagem com o auxílio de um filtro polarizador. Óptica; polarização da luz; birrefringência; calcita. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Este vídeo mostra que se pode eliminar a luz refletida por um vidro com o auxílio de um filtro polarizador. A luz refletida pela placa de vidro que está colocada sobre um pedaço de papel com escrita dificulta a sua leitura. Ao se girar um filtro polarizador, observa-se que existe um ângulo para o qual a imagem refletida desaparece e se pode ler o que está escrito sobre o papel.
Num dia de céu azul, luz do Sol que chega a nós é espalhada pelas partículas presentes na atmosfera. Desse espalhamento resulta a luz polarizada que pode ser observada com o auxílio de um filtro polarizador. Ao se girar o filtro, percebemos que o azul do céu fica mais escuro, indicando a absorção dos raios transversais ao eixo de polarização. Óptica; luz espalhada; polarização; filtro polarizador; eixo de polarização. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Um fósforo é colocado em frente a um espelho plano. Um ponteiro de laser verde é posicionado de modo que sua luz atinja a imagem da vela no espelho. Pode-se observar que a energia luminosa refletida pelo espelho sobre a cabeça pintada de preto do fósforo é convertida em energia química, acendendo-o. Laser; ponto focal; conversão de energia; chama; espelho. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Um ponteiro de laser verde com distância focal de 10 cm é usado para acender um fósforo envolto por um copo de vidro. Observa-se que a energia luminosa atravessa o vidro e é transferida para a cabeça pintada de preto do fósforo, produzindo a chama. Laser; ponto focal; transferência de energia; chama; vidro. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Um ponteiro laser com distância focal de 10 cm é usado para acender um fósforo colocado na região do seu foco. A cabeça do fósforo é pintada de preto para melhor absorver a luz. Observa-se a conversão da energia luminosa em energia química pela chama do fósforo. Laser; ponto focal; conversão de energia; chama. Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Um copo de vidro cilíndrico é colocado a uma certa distância em frente a uma seta desenhada sobre uma cartolina. Água é adicionada ao copo até cobrir a seta. O copo com água funciona como uma lente cilíndrica. Observa-se que a seta muda de sentido. Ao levantar o copo até uma altura acima da seta, esta aparece apontando para o sentido inicial. Óptica; lente cilíndrica; inversão de imagem. Vídeo produzido por Cláudio Hiroyuki Furukawa. Vídeos correlatos: Lente cilíndrica; Lente cilíndrica com bolha de ar; Invertendo a seta e círculo.
Um copo de vidro cilíndrico liso é colocado a uma certa distância em frente a uma seta vermelha e um círculo azul acima dela desenhados sobre uma cartolina. Água é adicionada ao copo até cobrir as duas figuras. O copo com água funciona como uma lente cilíndrica. Observa-se que a seta tem o sentido invertido, mas o círculo mantém sua posição acima da seta. Ao deslocar o copo com água lateralmente, verifica-se que a seta continua invertida. Entretanto, ao aproximar o copo até bem próximo das figuras, a seta volta ao sentido próprio. Óptica; lente cilíndrica; inversão de imagem; distância lente-objeto. Vídeo produzido por Cláudio Hiroyuki Furukawa. Vídeos correlatos: Lente cilíndrica; Lente cilíndrica com bolha de ar; Invertendo a seta.
34 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942