Carregando

Luis Enrique Sánchez

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
50 resultados encontrados
Segunda parte da primeira aula da disciplina Planejamento e Gerenciamento Ambiental na Mineração, contendo uma explanação introdutória sobre as principais ferramentas de planejamento e gerenciamento ambiental e suas principais referências normativas.
Aula introdutória da disciplina, conceitua planejamento e gestão ambiental de projetos, suas principais funções e apresenta diversas ferramentas e suas respectivas fontes, como normas técnicas internacionais.
Terceiro vídeo da décima aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais, que apresenta modelos de apresentação de programas de gestão ambiental, as funções do plano de monitoramento ambiental e os principais elementos para a formulação de programas: clara definição de objetivos, descrição suficientemente detalhada dos meios para se atingir os objetivos, indicadores para avaliar resultados e procedimentos para mensuração.
Segundo vídeo da décima aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Discute, com ajuda de exemplos, medidas para evitar impactos adversos por meio da adaptação do projeto às condições do ambiente. Apresenta, também, o conceito de compensação de impactos no contexto da hierarquia de mitigação.
Primeiro vídeo da décima aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta as funções da formulação de medidas mitigadoras em um estudo de impactos ambiental e sua organização em programas ambientais e um plano de gestão ambiental. O conceito de hierarquia de mitigação é apresentado como norteador da definição de medidas mitigadoras. Exemplos de medidas aplicadas em projetos industriais e de infraestrutura são mostrados, incluindo medidas preventivas, de redução de emissões, de redução da exposição a impactos e medidas corretivas. Observa-se também que as medidas mitigadoras deveriam ser devidamente planejadas e dimensionadas, inclusive considerando que uma medida para mitigar determinado impactos pode causar outros impactos adversos.
Quarto vídeo da nona aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais, no qual são apresentados fundamentos do enfoque colaborativo para avaliar significância, suas vantagens e limitações, e do enfoque argumentativo. Em seguida, esses enforques são comparados com o enfoque chamado de técnico.
Terceiro vídeo da nona aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais, onde são expostos fundamentos do uso da ponderação de atributos para avaliar a significância de impactos, e são apresentados os atributos (ou características) usualmente adotados para descrever ou caracterizar um impacto, discutindo-se sua utilidade para avaliar significância.
Segundo vídeo da nona aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais, que trata da inerente subjetividade da determinação da significância de impactos, define avaliação de significância como um julgamento subjetivo informado por um conjunto de evidências obtidas por meio de um processo estruturado e apresenta exemplo extraídos de estudos de impacto ambiental.
Primeiro vídeo da nona aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Introduz a avaliação de significância (ou importância) de um impacto ambiental, uma das tarefas da análise de impactos, e explica suas funções no processo de AIA. A significância é definida como o resultado da combinação entre a magnitude de um impacto e a importância do recurso ou componente ambiental afetado.
50 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942