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Ciências Sociais

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Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de certos instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica. Possibilitar aos alunos, futuros professores, o conhecimento, reflexão e apresentação de conceitos centrais da antropologia como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, diversidade cultural.
Este curso visa oferecer uma visão da sexualidade como objeto de reflexão e pesquisa na antropologia social, mapeando abordagens, perspectivas teóricas, estratégias metodológicas e seu impacto social e político. Busca-se situar criticamente o interesse que o tema da sexualidade e suas intersecções com outras modalidades de organização e classificação da subjetividade e da experiência social (tais como gênero, raça, etnia, classe e geração) têm despertado nas ciências sociais e no debate público contemporâneo, chamando a atenção para as dinâmicas societárias e culturais envolvidas em processos de formação de identidades e constituição de sujeitos de direitos.
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
Este curso busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na “Teoria da Ação
Comunicativa” (TAC) para construir o conceito de ação comunicativa. Pretende-se abordar
mais especificamente as questões fundamentais do item “III: Primeira consideração
intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação” da TAC.
Propiciar a reflexão teórica e metodológica sobre conceitos fundamentais da antropologia social britânica e do culturalismo norte-americano (fases clássicas). Debater como as teorias clássicas se relacionam com as temáticas da diversidade cultural, das relações raciais e do racismo, e das diversidades religiosas no ambiente da sociedade e no contexto escolar. Explorar questões, conteúdos e materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens, acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som de Antropologia – LISA) relacionados ao curso, de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos para a docência.
O curso pretende oferecer uma introdução aos estudos do mito e da mitologia a partir de uma perspectiva antropológica. Serão realizadas leituras de textos clássicos da antropologia e de áreas afins (estudos da religião, filosofia, sociologia, história, literatura, linguística) que contribuam para a problematização crítica das noções de “mito” e de “mitologia”, tendo em vista o estudo de regimes narrativos de pensamento fornecidos pela etnografia. Pretende-se abordar os aspectos centrais envolvidos na noção de mito (tais como a composição em performance, as tradições orais, o problema da tradução e da relação com a escrita, o contraste com a história e a filosofia, as relações estruturais e os modos de transformação), bem como selecionar determinados conjuntos de narrativas e de estudos etnográficos que tratem do assunto de maneira mais específica. Busca-se, assim, delinear os contornos possíveis de outros regimes de pensamento narrativo e de suas respectivas configurações ontológicas.
Discutir as possibilidades analíticas da Antropologia das Formas Expressivas, no campo das Artes, Teatro, Cinema e Fotografia.
Este curso busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na “Teoria da Ação Comunicativa”
(TAC) para provar a existência de uma ação comunicativa.
Pretende-se abordar mais especificamente as questões fundamentais do item “III: Primeira
consideração intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação”.
A partir da leitura apresentar as possíveis interfaces com a Participação Política em Habermas,
utilizando como fio condutor a Mudança Estrutural da Esfera Pública.
A disciplina apresenta alguns conceitos macroeconômicos fundamentais, mensuração de agregados e aplicações para a economia brasileira. Visa dar ao aluno uma primeira abordagem dos aspectos fundamentais da realidade econômica brasileira.
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