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Ciências Biológicas

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Disciplinas

1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais:
a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e
b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino);
3. Diferenciar os conceitos de ética e moral;
4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos;
5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania;
6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas;
7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies;
8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico;
9. Aprimorar a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
Desenvolver uma base sólida de conceitos de bioquímica geral que sirva de apoio para disciplinas mais especializadas e para o trabalho experimental
Geral: Apresentar e discutir os principais conceitos pertinentes ao processo fermentativo relacionando-o com o metabolismo microbiano.

Específico:
- Descrever e discutir os principais conceitos do processo fermentativo;
- Analisar e controlar as situações práticas do processo de fermentação;
- Analisar os avanços tecnológicos da fermentação e sua importância para a Biotecnologia;
- Discernir a melhor estratégia a ser adotada frente a problemas reais;
- Explicar os processos fermentativos e a variação de escala;
- Relacionar metabolismo microbiano e fermentação;
- Discutir as implicações sócio-econômicas da geração de produtos por fermentação.
Geral: Fornecer subsídios para que os alunos conheçam os grupos rotineiramente tratados como “Invertebrados” e as relações entre eles, associando sua biologia, ecologia e anatomia ao meio em que os animais vivem e focando as suas relações filogenéticas. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são aplicadas técnicas para a identificação da morfologia interna e externa nos grupos listados no conteúdo.
Específico: Espera-se que os estudantes alcancem formação para: 1) identificar os diferentes grupos, analisando as estruturas características de cada taxa; 2) associar a estrutura corpórea do animal ao meio que vivem; 3) compreender as características dos principais órgãos e associar as funções de cada um à biologia do animal; 4) entender os processos evolutivos dos grupos estudados e a relação com os demais grupos animais.
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos; 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia; 4) Estabelecer relações entre as abordagens dos conteúdos desta disciplina e as utilizadas no Ensino Básico, a fim de favorecer a transposição de conceitos ecológicos, no âmbito da Prática como Componente Curricular. 5) Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
O Professor de Biologia é o principal agente de saúde do país. A ele cabe ensinar as bases do funcionamento do corpo humano, suas alterações durante a vida e variações fisiopatológicas.
Fisiologia - integrando o conhecimento e permitindo entender o que são processos fisiopatológicos que defendem o organismo de agressões e processos que resultam em patologias.
Esta disciplina visa integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas regulares com a vivencia diária, hábitos e costumes regionais.
Os temas sempre são abordados quanto aos avanços mais recentes, relevância na saúde e formas de transmissão do conhecimento. Os alunos terão contato com profissionais da saúde e também com professores do ensino médio.
Exemplos de temas abordados: Processos de Defesa, Manuseio de Energia (obtenção e distribuição), Sistema Nervoso, Cronobiologia na Saúde e na Doença.
Geral: Dar aos alunos noções fundamentais sobre os aspectos gerais do metabolismo celular, seus mecanismos de regulação e bioenergética.
Específico: Desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar, resolver exercícios, responder a questões, tirar conclusões e desenvolver atividade crítica que permita análise objetiva dos processos do metabolismo celular.
Desenvolver atividades práticas que reforcem as possibilidades de explotação de recursos vegetais, visando o aprimoramento de habilidades laboratoriais para pesquisa e/ou ensino de Botânica. Oferecer possibilidades de treinamento de escrita científica na forma de resumos e/ou relatórios
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