42 disciplinas relacionadas a esta profissão
Disciplinas
Nesta disciplina, objetiva-se fornecer informações e conceitos fundamentais sobre o acesso integrado às imagens médicas, padrões existentes e a aplicação da informática no processamento de imagens em Cardiologia. Serão abordados os modelos e os princípios físicos de formação das imagens das principais modalidades em Cardiologia, quais sejam, Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética, Ultrassom, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens, tais como discretização, contraste, filtragem, compressão, tomografia e quantificação. Serão também desenvolvidos os conceitos modernos da integração de informações clínicas com imagens, em especial o PACS (Picture Archiving and Communication Systems).
- Capacitar o estudante a identificar e descrever a anatomia macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os órgãos dos sentidos, as formações embriológicas que lhes deram origem, bem como de seu desenvolvimento pós-natal.
- Capacitar o estudante a identificar e descrever a organização estrutural do Sistema Nervoso, associado às vias neurais e suas correspondências com aspectos funcionais e de aplicação.
- Capacitar o estudante a identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central, periférico e autônomo de maneira específica e integrada.
- Capacitar o estudante quanto as principais doenças que acometem o sistema nervoso bem como sua associação com as imagens médicas normais e patológicas do Sistema nervoso.
Nesta disciplina, objetiva-se fornecer informações e conceitos fundamentais sobre o acesso integrado às imagens médicas, padrões existentes e a aplicação da informática no processamento de imagens em Cardiologia. Serão abordados os modelos e os princípios físicos de formação das imagens das principais modalidades em Cardiologia, quais sejam, Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética, Ultra-som, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens, tais como discretização, contraste, filtragem, compressão, tomografia e quantificação. Serão também desenvolvidos os conceitos modernos da integração de informações clínicas com imagens, em especial o PACS (Picture Archiving and Communication Systems).
Promover conhecimentos e habilidades no contexto dos princípios e métodos experimentais empregados para solução de problemas biológicos e ensaios clínicos. Buscaremos integrar as áreas de conhecimentos fundamentais e de aplicação na programação e execução das atividades educacionais.
Neste contexto é fundamental que o estudante, futuro médico seja capaz de reconhecer os limites do conhecimento atual e desafiar os conceitos vigentes, se envolver em descobertas científicas e criar novos conhecimentos, abordar problemas de saúde por meio de várias lentes dos domínios da ciência e atuar com base em evidências.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar ao pós-graduando os conceitos básicos de bioestatística necessários para o planejamento, execução, análise e redação de um estudo científico. A disciplina é baseada na linguagem e ambiente R, possibilitando ao estudante compreender os conceitos de bioestatística diretamente no contexto de sua aplicação prática em um programa amplamente utilizado atualmente. A disciplina pretende oferecer ao estudante a oportunidade de montar um plano de análise que poderá ser aplicado para sua própria dissertação ou tese.
A educação é o caminho para a emancipação. Dentro desta perspectiva esperamos que a experiência vivida pelo estudante do curso de medicina da FMRP-USP (tanto as curriculares quanto as extracurriculares) proporcione oportunidades reais e significativas para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a prática da profissão, tendo como premissa a segurança e o bem-estar pessoal e das pessoas e comunidades com quem o futuro médico vai interagir e atuar profissionalmente.
Espera-se que ao longo da graduação seja possível aos estudantes construir e reconhecer a própria identidade profissional. Isto incluirá conhecimentos essenciais e habilidades para a prática profissional: comunicação verbal, não verbal e escuta ativa, história e exame físico, raciocínio clínico, pensamento científico e crítico, tomada de decisão, educação, promoção, prevenção e reabilitação da saúde tanto no nível pessoal ou na comunidade.
Aderir e respeitar os valores da profissão (profissionalismo) e ser aquele que advoga em favor dos interesses de seus pacientes, respeitando e defendendo também o sistema de saúde. O estudante também deve ser capaz de trabalhar colaborativamente atuando, de maneira adequada e efetiva, como membro de equipes ou liderando-as. Como a prática profissional é dinâmica e sujeita a mudanças constantes, é necessário aprender continuadamente, a partir da reflexão sobre suas próprias experiências e propor ajustes e melhorias a partir da identificação de suas próprias fortalezas e recursos, bem como as lacunas e necessidades.
Fornecer aos alunos subsídios para:
entender as características de testes diagnósticos (sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo), compreendendo suas indicações e limites.
entender o alcance e limitações dos componentes descritivo e analítico do método epidemiológico e conhecer os diferentes passos na obtenção do conhecimento na área da saúde.
compreender os fundamentos e interpretação do teste estatístico de hipóteses.
capacitá-los a uma leitura crítica da literatura médica.
Capacitar o estudante a reconhecer os limites do conhecimento atual e desafiar os conceitos vigentes, se envolver em descobertas científicas e criar novos conhecimentos, abordar problemas de saúde por meio de várias lentes dos domínios da ciência e atuar com base em evidências.
Competências
Neste módulo o aluno deve ser capacitado a:
1.Reconhecer a importância da investigação científica para a prática e decisão médica;
2.Reconhecer a importância dos estudos clínicos e epidemiológicos para o exercício da medicina baseada em evidências;
3.Interpretar estudos de maneira crítica incluindo análise de métodos quantitativos e epidemiológicos
Habilidades
1. Noções de elaboração de um projeto de pesquisa
2. Noções de métodos quantitativos e epidemiológicos e sua aplicação em medicina
3. Noções de ética em pesquisa
4. Bases da avaliação crítica dos possíveis desfechos
5. Bases de interpretação de estudos clínicos e epidemiológicos
A disciplina proporciona uma visão ampla e interdisciplinar a respeito do consumo de álcool e sua relação com a saúde e sociedade, aprofundando em suas implicações para a segurança no contexto da universidade. O objetivo principal é sensibilizar e esclarecer os estudantes sobre os riscos e as consequências do uso nocivo de álcool e engajá-los em sua prevenção, bem como aprofundar nas questões relativas ao uso de álcool e a segurança dentro do campus. Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; c) incentivar a prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool; d) incentivar a reflexão sobre as implicações do consumo de álcool para a vida universitária, e para a segurança dentro campus.
42 disciplinas relacionadas a esta profissão