Discutir os problemas de contaminação atmosférica principalmente em minas subterrâneas e apresentar soluções através do uso da ventilação empregando métodos tradicionais e computacionais.
Objetivos de Aprendizagem:
1. Compreender os problemas de contaminação atmosférica em minas subterrâneas, incluindo gases, poeiras, radiação e manutenção do conforto térmico, e determinar a vazão requerida de ar fresco. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Compreender, Aplicar)
2. Aplicar metodologias de projeto de ventilação local exaustora e equações básicas da dinâmica dos fluidos para resolver problemas de ventilação em vias subterrâneas. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Analisar)
3. Analisar circuitos de ventilação em série, paralelo e mistos, utilizando leis de Kirchhoff, e calcular resistências equivalentes e curvas características da mina. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Analisar, Avaliar)
4. Desenvolver soluções de ventilação para diferentes tipos de minas e túneis, utilizando técnicas de ventilação principal e secundária, localização de ventiladores e sistemas de coleta de particulados. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Criar)
5. Criar e interpretar representações gráficas complexas, facilitando a comunicação visual de dados técnicos. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Criar)
Competências Associadas: Competência para desenvolver soluções de Engenharia, considerando usuários e contextos, bem como aspectos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos. Habilidade em aplicar técnicas de pesquisa e análise de fenômenos físicos e químicos usando modelos matemáticos, estatísticos,computacionais e de simulação. Capacidade para conceber, projetar e analisar sistemas, produtos ou processos, aplicando gestão de projetos em engenharia, mineração e tratamento de minérios. Competência em comunicação eficaz, escrita e oral, utilizando gráficos e tecnologias digitais, com atualização constante.
Esta disciplina insere-se no programa de pós-graduação em Engenharia Mineral do Departamento de Engenharia de Minas
e de Petróleo, com um enfoque direcionado aos problemas mineiros. Trata-se de reformatação de disciplina já ministrada
em 7 anos sucessivos.
A disciplina visa conceituar as classificações atuais de maciços rochosos e definir os modelos fundamentais que embasam
suas aplicações. Analisá-las criticamente com relação a alguns autores clássicos e avaliar as possíveis extensões de
aplicação para outros fins que não os originalmente previstos.