Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia de Alimentos

Engenharia de Alimentos

Há 239 vídeos disponíveis em 20 disciplinas desta profissão
    1 2
20 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Dar condições ao aluno para planejar, analisar e interpretar experimentos na área de Engenharia de Alimentos.
Apresentar os conceitos e aplicações de processos não convencionais para a conservação dos alimentos.
Transmitir conceitos fundamentais teóricos e práticos em química orgânica.
Transmitir conceitos fundamentais teóricos e práticos em química analítica.
1. Gerais:
Que o estudante possa entender o processo de transformação do cacau em chocolate conhecendo as etapas envolvidas, sua importância na determinação das características do produto final.

2. Específicos:
Que o estudante:
2.1. Conheça as principais características da matéria-prima (cacau) da plantação, colheita até o armazenamento.
2.2. Conheça os princípios básicos da Tecnologia de chocolate, englobando desde a fermentação até o produto final e aspectos físico-químicos/sensoriais.
2.3. Conheça os equipamentos utilizados pela indústria e as principais operações unitárias envolvidas na transformação do cacau em chocolate.
2.4. Conheça a nomenclatura corrente dos processos e equipamentos.
2.5. Compreenda a relação existente entre as formas de processamento e escolha da matéria-prima na determinação das características do produto final.
2.6. Compreenda as alterações e como detectar a partir dos controles disponíveis, tanto da matéria-prima, como do processo e do produto acabado.
Ensinar as técnicas de dimensionamento dos principais equipamentos que envolvem transferência de massa na indústria de alimentos. Disciplina de formação profissional geral.
Ensinar as técnicas de dimensionamento dos principais equipamentos de processamento de alimentos fluidos. Disciplina de formação profissional geral.
O objetivo da disciplina é apresentar aos pós-graduandos estratégias para organização, redação e submissão de artigos científicos em periódicos de seletiva política editorial.
Aprender a planejar experimentos para uso na seleção de variáveis de processos, e para a validação de modelos polinomiais ou fenomenológicos. Estudar os métodos numéricos utilizados para simulação de problemas de engenharia. Aprofundar o conhecimento sobre simulação numérica e sua utilização como ferramenta de pesquisa no desenvolvimento de teses e dissertações.
Propiciar ao aluno o domínio dos princípios básicos de instalações de acionamento das maquinas elétricas, capacitar o aluno para analisar, desenvolver e executar projetos de instalações de média e baixa tensão; capacitar o aluno para analisar e desenvolver programas de eficiência energética.
    1 2
20 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942