Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Civil

Engenharia Civil

Há 1078 vídeos disponíveis em 94 disciplinas desta profissão
94 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Introdução à concepção e ao projeto de obras portuárias.
O objetivo da disciplina é dotar os alunos das competências necessárias para elaboração de projeto de Pontes de seções celulares e Pontes construídas por fase.
Nesta disciplina, o aluno deverá adquirir os conhecimentos básicos necessários à concepção, análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de aço. Deverá também consolidar conceitos anteriores referentes ao funcionamento de vários tipos de sistemas estruturais. Ao longo do semestre, o aluno é requisitado a desenvolver o projeto completo de uma edificação em estrutura de aço.
O curso visa apresentar os conceitos básicos da Mecânica dos Sólidos Deformáveis, baseados na Mecânica dos Meios Contínuos, Teoria da Elasticidade e Teoria da Plasticidade com aplicações na Engenharia de Estruturas e Geotécnica. Exercícios são utilizados para que os alunos adquiram familiaridade (conceitual e operacional) com esses temas.
Estudar modelos constitutivos elastoplásticos para solos. Os modelos constitutivos são importantes na compreensão do comportamento dos solos e na análise de problemas geotécnicos complexos.
Introduzir a prática do projeto de estruturas para sistemas estruturais de edifícios em concreto. Análise dos elementos estruturais submetidos às solicitações normais: na flexão composta normal e oblíqua, diagramas de interação, dimensionamento e detalhamento de pilares, modelos para a verificação da estabilidade local de pilares e da estabilidade global de edifícios. Verificação do Estado Limite de Serviço de deformação excessiva e fissuração de vigas e lajes. Estudo de elementos especiais: consolos, dentes Gerber, vigas parede, blocos e sapatas. Introdução ao Concreto Protendido.
Oferecer aos futuros engenheiros uma sólida base conceitual de Mecânica dos Solos e das Rochas, com identificação clara dos aspectos geotécnicos dos problemas civis e ambientais e desenvolvimento de capacitação para análise dos fenômenos envolvidos e para obtenção dos parâmetros geotécnicos indispensáveis à boa execução e ao bom projeto. Esta disciplina enfatiza princípios, teorias, modelos e métodos dos assuntos mais básicos de Geomecânica (até adensamento), preparando os estudantes para as disciplinas subsequentes: Mecânica dos Solos e das Rochas II, que trata essencialmente dos problemas de estados limites últimos em Geomecânica, e Engenharia Geotécnica e de Fundações e Geotecnia Ambiental, nas quais a ênfase se desloca para estruturas geotécnicas específicas, técnicas e outras atividades de campo.
Os créditos-trabalho referem-se a uma demonstração de campo (SPT) e a sessões de laboratório e reuniões de equipe decorrentes para interpretação e análise dos resultados, e elaboração de relatórios e apresentações.
Atividades de classe, campo, laboratório e discussão são planejadas de modo a promover atitudes e valores tais como trabalho de grupo, liderança, responsabilidade e ética, bem como habilidades de comunicação textual, gráfica e oral.
Oferecer aos futuros engenheiros uma sólida base conceitual de Mecânica dos Solos e das Rochas, com identificação clara dos aspectos geotécnicos dos problemas civis e ambientais e desenvolvimento de capacitação para análise dos fenômenos envolvidos e para obtenção dos parâmetros geotécnicos indispensáveis à boa execução e ao bom projeto. Esta disciplina enfatiza princípios, teorias, modelos e métodos relacionados aos estados limites últimos em Geomecânica, preparando os estudantes para a disciplina subsequente: Engenharia Geotécnica e de Fundações, na qual a ênfase se desloca para estruturas geotécnicas específicas, técnicas e outras atividades de campo.
Os créditos-aula incluem experimentos de resistência dos solos, tanto demonstrados em classe quanto executados pelos próprios estudantes no laboratório.
Atividades de classe, laboratório e discussão são planejadas de modo a promover atitudes e valores tais como trabalho de grupo, liderança, responsabilidade e ética, bem como habilidades de comunicação textual, gráfica e oral.
Estudar fundamentos de Mecânica do Contínuo. A Mecânica do Contínuo é a base de importantes disciplinas do currículo de engenharia (Mecânica dos Fluidos, Mecânica dos Sólidos, Hidráulica, Resistência dos Materiais)
94 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942