Disciplina introdutória cujo objetivo fundamental é despertar o interesse dos estudantes para as áreas de formação profissionalizante da engenharia de alimentos. O objetivo específico desta disciplina é o ensino das noções básicas das tecnologias de conservação e processamento industrial de alimentos.
Estudar as reações de natureza bioquímica catalisadas por enzimas, durante o processamento e estocagem de alimentos. Disciplina de formação profissional específica da Engenharia de Alimentos.
Apresentar os conceitos dos processos não convencionais empregados na conservação de alimentos assegurando uma vida de prateleira estendida com qualidade nutricional e sensorial, e de segurança do alimento.
1. Gerais: Que o estudante possa entender o processo de transformação do cacau em chocolate conhecendo as etapas envolvidas, sua importância na determinação das características do produto final.
2. Específicos: Que o estudante: 2.1. Conheça as principais características da matéria-prima (cacau) da plantação, colheita até o armazenamento. 2.2. Conheça os princípios básicos da Tecnologia de chocolate, englobando desde a fermentação até o produto final e aspectos físico-químicos/sensoriais. 2.3. Conheça os equipamentos utilizados pela indústria e as principais operações unitárias envolvidas na transformação do cacau em chocolate. 2.4. Conheça a nomenclatura corrente dos processos e equipamentos. 2.5. Compreenda a relação existente entre as formas de processamento e escolha da matéria-prima na determinação das características do produto final. 2.6. Compreenda as alterações e como detectar a partir dos controles disponíveis, tanto da matéria-prima, como do processo e do produto acabado.
Elaborar um projeto para a indústria alimentícia abordando os conceitos de sistema e avaliação econômica, mercado, projetos de processo e produto e estudo de arranjos físicos visando à apreensão de como estas técnicas são aplicadas no planejamento industrial e na confecção de estudos na indústria.