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Ciências da Natureza

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Disciplinas

1. Estabelecer possíveis relações conceituais entre epistemologia, ciências naturais, ensino de ciências naturais e didática das ciências naturais.
2. Caracterizar as diversas contribuições teóricas da epistemologia ao campo da educação científica (ensino, avaliação, materiais, currículo, formação de professores, inovação e investigação).
3. Examinar alguns problemas epistemológicos chaves que têm incidência sobre questões de educação científica.
4. Reconhecer e utilizar ferramentas conceituais críticas para a construção de uma resposta fundamentada à pergunta “que ciência ensinar” nos diferentes níveis educativos.
Discutir os conceitos de qualidade do ar e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU com professores do Ensino Básico
Divulgar conceitos de Qualidade do ar e os ODS para professores do Ensino Básico
DIfundir conceitos de meteorologia e qualidade do ar e sua relação com os ODS para professores do Ensino Básico.
Introdução aos estudos da área educacional, por meio da análise do papel das instituições e disciplinas escolares brasileiras, em uma perspectiva sócio-histórica, em associação a discursos e práticas de democratização do acesso à escolarização e de convivência com diversidades.
Introduzir discussões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. Permitir que os alunos estabeleçam uma relação próxima com o conhecimento científico e estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento.
A disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno(a) de diferentes formações uma perspectiva interdisciplinar, atualizada e crítica quanto ao debate contemporâneo sobre as florestas tropicais. A disciplina buscará discutir como diferentes áreas do conhecimento científico (ecologia, antropologia, ecologia política, ecologia histórica, sistemas complexos) e outras formas de conhecimento (etnoconhecimento) abordam e interagem com as florestas tropicais, capacitando-o(a) a reconhecer e valorizar diferentes visões sobre as mesmas, e diferentes formas de uso, manejo e governança dos ecossistemas florestais. A disciplina tratará também sobre a importância das florestas tropicais para populações tradicionais e sociedades indígenas (forest-based livelihoods); a evolução conceitual das definições de floresta tropical no âmbito internacional e suas implicações para as políticas públicas; as escolas de Bloomington e Wageningen e a governança florestal; a evolução da política florestal na América Latina e no Brasil e suas implicações.
Conhecer e discutir o contexto sócio-político, legal e administrativo em que se desenvolvem as atividades escolares e a sua importância no trabalho educacional. Compreender as políticas educacionais para a educação básica como elemento de conformação da realidade escolar. Propiciar o desenvolvimento de perspectivas críticas sobre as políticas educacionais
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