Os objetivos da disciplina são: (1) Interpretar e resolver problemas envolvendo o modelo linear de Gauss-Markov em suas diversas caracterizações. (2) Identificar funções estimáveis e construir estimativas por ponto, por intervalo e por região. (3) Realizar análises de variância e interpretar conceitos sobre projeção ortogonal e decomposição ortogonal de somas de quadrados. (4) Discutir as formas quadráticas de interesse e identificar hipóteses na presença de desbalanceamento com ou sem caselas vazias. (5) Utilizar recursos computacionais.
Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando a sua variabilidade espacial e sua relaçao com possiveis causas, enfocando o mapeamento da produtividade das culturas, o monitoramento e mapeamento de atributos de plantas e solos, o uso de sensores e a aplicação localizada de insumos. São também abordadas as ferramentas associadas e suas aplicações, tais como GNSS e SIG.
Apresentar, analisar e discutir as causas do insucesso do sistema convencional em ambiente tropical, as quais estimularam a adoção dos sistemas de produção agrícola em plantio direto. Discutir critérios relativos à adequação, diversificação e implantação desse sistema, e sua importância à conservação do solo e água, e acúmulo de carbono no solo.
Conhecer as condições de formação, a estrutura, a classificação, a reatividade e a estabilidade dos mineriais primários e secundários mais comuns em solos. Conhecer as técnicas de identificação envolvendo os pré-tratamentos e fundamentos dos métodos para caracterização dos minerais do solo.
Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.
Através do estudo dos conceitos básicos da organização e funcionamento dos tecidos e órgãos nos mamíferos domésticos de interesse zootécnico, busca-se: 1) alcançar o entendimento dos mecanismos e sistemas que permitem a operação harmoniosa do organismo animal; 2) Incentivar o interesse na compreensão e integração daqueles mecanismos e sistemas que estão diretamente envolvidos na prática zootécnica; 3) Introduzir conceitos centrais para disciplinas a serem cursadas posteriormente, tais como: nutrição animal, reprodução animal, disciplinas relacionadas à produção animal princípios de crescimento animal.
Oferecer aos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica fundamentos de nutrição animal - base fisiológica - e conhecimentos específicos sobre os principais alimentos e sua utilização na indústria da nutrição de animais não ruminantes.
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais plantas frutíferas e hortícolas (hortaliças, ornamentais, medicinais, etc.).