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Disciplinas
Identificar as necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar as necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Instrumentalizar profissionais da saúde sobre as competências essenciais em prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
1. Reconhecer que a investigação consiste em um processo de trabalho que deve percorrer um trajeto teórico-metodológico próprio (instâncias epistemológica, teórica, metódica e técnica), em consonância com uma dada orientação teórico-filosófica;
2. Orientar a elaboração do projeto por diretrizes ético-políticas que integrem a compatibilidade entre o caráter pessoal e social, entre a autonomia e a diretividade e a necessidade de estudo organizado, consistente, disciplinado, e rigoroso, notadamente a revisão bibliográfica sistematizada.
3. Compreender os principais elementos de um projeto de pesquisa: a definição do problema e do objeto de estudo, o quadro teórico, a questão orientadora ou as hipóteses de pesquisa, e os procedimentos metodológicos que permitem a apreensão empírica do objeto, notadamente as técnicas de coleta de dados mais utilizadas no campo da Saúde Coletiva.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Interpretar a ocorrência e o enfrentamento das doenças transmissíveis e desenvolver práticas de enfermagem voltadas às ações de vigilância em saúde, segundo o referencial teórico da Determinação Social do Processo Saúde-Doença.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
As doenças transmissíveis representam agravos de grande magnitude em nosso meio. Estão presentes em todas as ações do cuidado em saúde e em toda a rede de atenção do Sistema Único de Saúde. Neste momento, considera-se que o aluno já possui conhecimentos e habilidades teórico-práticas para desenvolver este programa de aprendizagem.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Aplicação das práticas de biossegurança;
Realização de consulta de enfermagem;
Realização de visita domiciliária;
Realização de ações/atividades de Vigilância Epidemiológica;
Aplicação dos conhecimentos das ciências básicas em saúde, da enfermagem em saúde coletiva, de imunizações e de ética no cuidado;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1.Estimular a capacidade crítica do aluno para interpretar a ocorrência das DT no cenário epidemiológico contemporâneo e as ações de enfrentamento, utilizando-se da Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-Doença, do conceito de Vulnerabilidade e da Diversidade Étnico-Racial e de Gênero;
2.Oportunizar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento de competências relacionadas ao cuidado de pessoas com DT, suas famílias e populações selecionadas, com base na Vigilância Epidemiológica.
Referentes à ação discente:
1.Reconhecer as práticas de saúde voltadas às doenças transmissíveis de maior prevalência em nosso meio;
2.Desenvolver o raciocínio clínico e epidemiológico na atenção às DT;
3.Analisar dados dos sistemas de vigilância epidemiológica;
4.Executar ações de vigilância epidemiológicas das doenças transmissíveis;
5.Reconhecer a Diversidade Étnico-Racial e de Gênero no contexto das doenças transmissíveis;
6.Reconhecer as potencialidades e os limites das estratégias de enfrentamento das DT;
7.Reconhecer a articulação entre as práticas de saúde realizadas na atenção especializada e as desenvolvidas na Atenção Básica (referência e contra-referência, integralidade do sistema);
8.Reconhecer preconceitos, representações e ações de discriminação frente às doenças transmissíveis;
9.Interpretar a ocorrência das doenças transmissíveis à luz do conceito de Vulnerabilidade.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Desenvolver a autonomia do estudante para o exercício profissional orientado pelo Sistema Único de Saúde de forma responsável, compromissada e ética, considerando a prática nos diversos cenários como lócus de geração de questões de aprendizagem, contemplando a especificidade e as inovações da prática de enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
A atuação do estudante promoverá a transição entre o mundo acadêmico (formação inicial) e o mundo do trabalho (prática profissional), por meio da integração dos conhecimentos apreendidos, vinculados às diferentes áreas da prática profissional.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
- Práticas de cuidado e de gerenciamento do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde de atenção básica, atenção psicossocial e ambulatórios de especialidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1 . promover a articulação dos conhecimentos apreendidos, vinculando-os às diferentes áreas da prática profissional;
2. Contextualizar, de maneira crítica, os processos de trabalho do enfermeiro nos serviços de saúde;
3. discutir perspectivas e tendências de atuação do enfermeiro no cuidado e no gerenciamento;
4. discutir as políticas sociais, em particular as de saúde, e sua interface com as práticas de enfermagem;
5. articular as bases teóricas e conceituais com a estrutura e a dinâmica organizacional dos serviços de saúde e de enfermagem;
6. instrumentalizar os estudantes para a coordenação de equipes de enfermagem e de saúde;
7. discutir os aspectos éticos e legais envolvidos na atuação profissional;
8. planejar atividades da prática profissional, visando à transição entre a formação e o trabalho, em conformidade aos princípios éticos e legais da profissão;
9. incentiva a busca e a utilização de novos conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;
10. incentivar a autonomia do estudante e a integração entre alunos, professores e profissionais.
11.Promover o desenvolvimento de ambiente e de recursos pedagógicos junto aos profissionais de campo com foco na aprendizagem dos estudantes.
Referente à ação discente:
1. integrar os conhecimentos, habilidades e atitudes apreendidos, vinculando-os às diferentes áreas da prática profissional;
2. planejar e executar ações para indivíduos e grupos sociais específicos, de acordo com as necessidades de saúde da população e seus condicionantes e determinantes;
3. analisar e desenvolver os processos de trabalho de enfermagem, articulados à dinâmica organizacional dos serviços, ao modelo assistencial e sua interface com as políticas sociais;
4. identificar perspectivas e tendências de atuação do enfermeiro no cuidado e no gerenciamento;
5. implementar processos de avaliação das ações de enfermagem;
6. compreender as políticas sociais, em particular as de saúde, e sua interface com as práticas de enfermagem;
7. intervir no processo saúde-doença na perspectiva da integralidade da assistência, em consonância com as propostas de atenção preconizadas em âmbito nacional;
8. desenvolver competências relacionadas ao cuidado individual e coletivo e à organização e gerenciamento do cuidado de enfermagem;
9. atuar em equipe multiprofissional;
10. analisar os aspectos éticos e legais envolvidos na atuação profissional;
11. desenvolver atividades da prática profissional, visando à transição entre a formação e o trabalho;
12. intervir em enfermagem, utilizando o raciocínio clínico e as evidências científicas para a prática, segundo as especificidades dos sujeitos e dos perfis epidemiológicos;
13. buscar e utilizar novos conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;
14. utilizar a pesquisa como uma das ferramentas do processo de trabalho do enfermeiro
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psico-biológicas e sócio-culturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
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