Trata-se de um curso básico de economia e comércio internacional aplicados ao setor agroindustrial. O curso apresenta os fundamentos básicos e as principais teorias de economia e comércio internacional, abordando também balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Na área de política comercial, discute os sistemas de tarifas, as restrições não-tarifárias e as práticas desleais de comércio, com ênfase no comércio agrícola. A disciplina também discute a evolução da regulação multilateral do comércio e os tratados regionais de comércio.
O objetivo do curso é apresentar ao aluno os fundamentos teóricos das ações do governo no campo das finanças públicas, bem como introduzi-lo a uma análise crítica da evolução das iniciativas governamentais no contexto histórico e geográfico em que vive, à luz dos conceitos adquiridos. O curso aborda os principais tópicos sobre a teoria das finanças públicas, incluindo questões relacionadas às funções do governo, às falhas de mercado e à teoria da tributação, dentre outras. Examina-se a racionalidade teórica da participação governamental na economia e as consequências econômicas desta intervenção, utilizando exemplos da economia brasileira. Serão examinadas questões teóricas e empíricas ao provisionamento e à alocação de bens e serviços públicos, além de aspectos positivos e normativos da taxação e federalismo fiscal.
Esta é a segunda parte da seqüência básica de cursos de econometria do programa de pós-graduação do Departamento de Economia da FEA-USP. Esta segunda parte cobre métodos de estimação de modelos não lineares e aplicações. O curso requer familiaridade com o material coberto em Econometria I e seus pré-requisitos.
Esse curso tem o objetivo de apresentar os principais tópicos de pesquisa na área de economia do setor público. Esse primeiro bimestre cobre a teoria da taxação. Tópicos abordados são a incidência econômica de impostos, qual o nível ótimo de impostos, custos de eficiência da taxação e efeitos do imposto de renda e corporativo. O foco é em métodos de estimação empírica das estatísticas relevantes.
O principal objetivo do curso é apresentar a base conceitual necessária e a análise do conceito do valor do dinheiro no tempo. Espera-se tornar o aluno apto a resolver, de forma consciente e não automática, problemas de natureza financeira, através do uso de formulações matemáticas e calculadoras financeiras.
O curso pretende discutir, por meio da leitura dos clássicos, alguns dos fundamentos das ciências sociais. A pergunta central que norteia a disciplina é: de que maneira os diferentes pensadores refletiram sobre o tema da coesão social? Na resposta a esta questão será enfatizada a relação entre a economia e as outras ciências da sociedade.
Apresentar os principais métodos que compõem o instrumental voltado para a modelagem univariada e multivariada e para a previsão de séries temporais em economia.
O objetivo do curso é introduzir os alunos ao estudo dos primórdios da ciência econômica. Esta tarefa é conduzida por meio do exame das origens do pensamento econômico, sobretudo em relação à Escola Clássica, mas também avançando pelas origens do marginalismo e da Teoria Geral de Keynes
O objetivo geral da disciplina é motivar os alunos para as questões econômicas nacionais, procurando demonstrar a relação entre teoria e realidade econômica, por meio da reflexão e do debate sobre temas relevantes e atuais da Economia Brasileira.