Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 464 vídeos disponíveis em 38 disciplinas desta profissão
38 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

A partir de 1999 houve um avanço na produção e comércio de medicamentos no país. Com a promulgação da Lei dos Medicamentos Genéricos (nº 9.787, de 10 de novembro de 1999) foi autorizada a comercialização de medicamentos de origem sintética com patentes venciadas. De acordo com a Anvisa, “medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, e administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência,
apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com este, ser intercambiável”. Esta intercambiabilidade deve ser assegurada por estudos de equivalência farmacêutica e estudos de bioequivalência (in vivo) apresentadas à ANVISA. Além disso, todos os ensaios exigidos para garantir a intercambialidade entre os medicamentos devem ser realizados em centros pertencentes à Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde (REBLAS, RDC nº 12/2012). Neste sentido o presente módulo visa apresentar aos estudantes os conceitos e definir os critérios e aspectos regulatórios para o registro de medicamentos genéricos e similares, bem como discutir os requisitos para a habilitação/acreditação de laboratórios analíticos em saúde. Será proporcionado ao estudante a compreensão e o entendimento da influência das características físicas, químicas e físico-químicas dos insumos farmacêuticos ativos na qualidade e no perfil de dissolução de fármacos, bem como seu impacto e relação na equivalência farmacêutica e bioequivalência. Assim, ao final do módulo pretende-se que o estudante seja capaz de refletir e, possivelmente, identificar problemas enfrentados pela indústria farmacêutica em relação à qualidade, segurança e ação terapêutica dos medicamentos.
Os docentes que participarão do módulo são dos três departamentos da FCFRP, com competências nas diferentes áreas do conhecimento. Portanto, o módulo apresenta a característica de interdisciplinaridade e proporcionará ao estudante a oportunidade de integrar conhecimentos prévios obtidos durante o curso de Farmácia.
Capacitar os discentes para o planejamento racional, desenvolvimento, produção e controle de
qualidade de medicamentos, integrando os fundamentos de farmacotécnica, tecnologia farmacêutica e controle de qualidade. A disciplina visa desenvolver habilidades práticas e teóricas, promovendo a compreensão do ciclo completo de desenvolvimento farmacêutico para a produção de medicamentos seguros e eficazes.
Apresentar aos discentes do PPG uma abordagem geral sobre agentes tóxicos orgânicos relevantes no contexto da toxicologia de alimentos, destacando alguns grupos de compostos especiais, tais como: resíduos de medicamentos veterinários e de praguicidas (agrotóxicos); micotoxinas; substâncias tóxicas formadas durante o processamento de alimentos; dentre outros.
Discutir questões relacionadas aos riscos associados à exposição a esses compostos, as legislações pertinentes que visam assegurar a saúde dos consumidores, os principais programas de fiscalização relacionados ao tópico.
Enfatizar o desenvolvimento e validação de métodos analíticos empregados no monitoramento dessas substâncias em alimentos.
A disciplina objetiva o aprimoramento de conhecimentos na área sistemas para liberação tópica e transdérmica de fármacos, abordando o desenvolvimento farmacotécnico, terapias, técnicas de estudo, métodos e mecanismos de promoção da permeação cutânea, bem como estratégias racionais para a obtenção destes sistemas.
Aplicar os conhecimentos básicos adquiridos de técnicas analíticas empregadas nas áreas microbiológica, química e física para o controle da qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos. Desenvolver o espírito crítico e orientar o aluno na interpretação dos resultados de acordo com a legislação vigente.
A biotecnologia têm crescido ano a ano, impactando de forma positiva diversos setores da economia, inclusive o farmacêutico. Os medicamentos de origem biotecnológica estão revolucionando o tratamento de diversas enfermidades e o interesse pela indústria por este tipo de produto tem crescido não só em âmbito mundial mas também nacionalmente. Para a consolidação deste importante setor, faz-se necessário a formação de recursos humanos especializados.
Estudar os avanços recentes da cromatografia (cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa), bem como sua associação à espectrometria de massas, e eletroforese capilar, além de discutir a aplicação dessas técnicas na análise toxicológica.
Estudar os avanços recentes da cromatografia (cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa), bem como sua associação à espectrometria de massas, e eletroforese capilar, além de discutir a aplicação dessas técnicas na análise toxicológica.
Possibilitar aos estudantes fazer a conexão entre os conhecimentos básicos de citologia, genética e bioquímica com as técnicas moleculares atualmente disponíveis e mostrar como o uso destas técnicas tem proporcionado avanços nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas.

Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas técnicas para a identificação de rochas, tipos de solos, lito- e bioestratigrafia da região de Ribeirão Preto.
Capacitar os alunos a analisar criticamente os mecanismos de ação de fármacos fundamentado nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética, dos grupos de fármacos abaixo relacionados
38 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação