Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT5857-4] Tópicos Avançados em Fadiga de Materiais

[PMT5857-4] Tópicos Avançados em Fadiga de Materiais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Usamos nesta aula o artigo publicado por Içöz et al. que fez um uso particularmente inovador a técnica de correlação digital de imagem (DIC, digital image correlation) para identificar acúmulo de dano de fadiga associado à microestrutura em alumninetos de titânio.
Nesta aula usamos o artigo de revisao de Haghdadi et al para induzir uma discussão sobre manufatura aditiva, em particular nos aspectos associados a fadiga frente a emergência desses materiais e componentes usados em aplicacoes aeroespaciais.
Nesta aula utilizados o artigo de Sangid para induzir uma discussão sobre o retorno a relevância dos aspectos associados a nucleacao de trincas e do papel que técnicas modernas de observação, particularmente de PSBs estao permitindo compreender o dano de fadiga nas regiões correspondentes as microtrincas (problema da trinca curta).
Nesta aula discutimos o efeito da qualidade da superfície sobre a durabilidade de componentes em solicitacoes de fadiga, usando o artigo de Scuracchio et al para induzir a discussão. O professor tem profundo conhecimento deste artigo por ter sido orientador de Scuracchio e coautor do artigo, o que significa que muito do contexto em que o trabalho foi desenvolvido pode ser apresentado aos alunos.
Nesta aula usamos a artigo publicado por Claude Bathias que faz um paralelo entre os conhecimentos gerais de fadiga (adquiridos fundamentalmente par materiais metálicos) e a fadiga de compósitos de matriz polimerica reforçados por fibras. A discussão avança para o assunto geral de fadiga em polímeros, que tem particularidades próprias.
Nesta aula usamos a revisao recente de Liao et al. para induzir uma discussao sobre o efeito de entalhes em fadiga.
Nesta aula usamo o artigo de Fetemi e Shamsaei para induzir uma discussão sobre fadiga multiaxial. Nos detemos um pouco no descompasso que há entre a forma que o setor produtivo e a academia tratam o assunto e na forma como a maioria dos cursos de graduação e de pós-graduação evitam tratar do fenômeno. Outro aspecto tratado é o endurecimento fora de fase, que ocorre em alguns materiais e o motivo por que Titânio e suas ligas não apresentam esse fenômeno.
Nesta aula tratamos de um assunto recente do desenvolvimento da fadiga, que se trata da identificação do modo de falha por fadiga conhecido como fadiga de ultra alto ciclo, que se tornou possível após o desenvolvimento das maquinas de fadiga baseadas em carregamento ultrassônico. O impacto disto para o desenvolvimento de conceitos baseados em limite de fadiga e discutido.
Nesta aula usamos um vídeo da National Geografic sobre os acidentes do aviao de Havilland Comet em 1954 que sao considerados um marco na historia da fadiga, aproveitamos o assunto para discutir fadiga em espectro.
Nesta aula encerramos a discussão da conexão entre mecânica da fratura e fadiga tratando de uma explicação alternativa dos fenômenos nao lineares e nao locais observados na propagação da trinca de fadiga, a teoria dos dois parâmetros de Vsudevan e Sadananda.
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação