Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3152-1] Introdução à Engenharia Nuclear

[PMT3152-1] Introdução à Engenharia Nuclear

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
6 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nessa aula discutimos o papel da energia nuclear no Brasil e no mundo, no inicio fazemos uma grande prelecao sobre o acidente de Chernobyl, que fez aniversário de 35 anos no dia dessa aula. Depois discutimos os dados de participação da energia nuclear no Brasil e no mundo e terminamos descrevendo os desafios atuais da engenharia nuclear no projeto de reatores de Geração IV e para propósitos especiais.
Continuação da primeira aula, aqui nós entramos mais em detalhe sobre os projetos de reatores no contexto da Geração IV e da importância da energia nuclear para o Brasil.
Nessa aula iniciamos a discussão dos principais acidentes nucleares e radiológicos que ocorreram no mundo até a data. Começamos com uma reflexão do papel que grandes acidentes tem no desenvolvimento da tecnologia e da engenharia e então discutimos os acidentes de Three Miles Island e Chernobyl.
Continuação da aula sobre os grandes acidentes, iniciamos com a discussão do acidente radiológico de Goiânia em 1987 e terminamos discutindo o acidentes de Fukushima em 2011. A importância dos acidentes é discutida em termos dos desafios tecnológicos que se apresentam atualmente na engenharia nuclear.
Nessa aula recebemos como convidado o Prof. Demerval, gerente de radioproteção do IPEN, para discutir os principais aspectos dessa área importante da engenharia nuclear. O Prof. Demerval detalha os principais conceitos envolvidos e discute ao final a experiência pessoal que teve na mitigação do acidente radiológico de Goiânia, dando aos alunos uma visão pessoal dos acontecimentos.
Nessa aula recebemos a visita do Prof. Arthur Pinto Chaves, do PMI, que compartilhou com a gente sua experiência pessoal com as minas de Caetité (BA) e de Santa Quitéria (CE).
6 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942