Os alunos terão conhecimento dos recursos tecnológicos existentes para prover serviços mediados por tecnologia, e serão treinados com conhecimentos que facilitarão a avaliação e desenvolvimento projetos envolvendo a aplicação da telemedicina e telessaúde como recurso de educação, assistência e pesquisa multicêntrica à distância. Aspectos éticos, estratégias de implementação e sustentabilidade de processos completarão a formação básica. Os alunos serão habilitados a: 1) estruturar uma aula baseada no modelo de teleducação interativa baseada na Internet, usando o Tutor Eletrônico; 2) elaborar casos clínicos integrados a leituras complementares e referências bibliográficas como aprendizado baseado em problema; 3) usar o sistema de ambulatório virtual e/ou webconferência para fins de segunda opinião formativa baseada na Internet; 4) conhecer as principais estratégias e recursos que propiciem o desenvolvimento de protocolos multicêntricos através da Internet; 5) ter experiência em fazer videoconferência como recurso de interação online à distância; 6) familiarizar-se com as principais opções de tecnologias computacionais portáteis e sistemas de telecomunicação para implementação de unidades móveis de teleassistência; 7) familiarizar-se com opções de banco de dados e conceitos de Datawarehouse e Datamining (gestão de informação); 8) verificar como são feitos os modelos de iconografia didática baseada em modelagem 3D (Projeto Homem Virtual); 9) usar o ambiente interativo para promover treinamento de não médicos em prevenção de doenças; 10) conhecer o projeto de Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde (Telemedicina e Telemática aplicada à Atenção Primária); 11) familiazar-se com Design de Comunicação Educacional.