Identificar as principais funções da comunicação;
Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal;
Comparar comunicação descendente, ascendente e lateral;
Comparar comunicação oral, escrita e não verbal;
Comparar redes de comunicação formal e rede de rumores;
Analisar as vantagens e os desafios da comunicação eletrônica;
Mostrar como a riqueza do canal fundamenta a escolha do canal de comunicação;
Identificar as barreiras comuns à comunicação eficaz;
Descrever como superar os problemas potenciais na comunicação intercultural;
Identificar as principais funções da comunicação;
Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal;
Comparar comunicação descendente, ascendente e lateral;
Comparar comunicação oral, escrita e não verbal;
Comparar redes de comunicação formal e rede de rumores;
Analisar as vantagens e os desafios da comunicação eletrônica;
Mostrar como a riqueza do canal fundamenta a escolha do canal de comunicação;
Identificar as barreiras comuns à comunicação eficaz;
Descrever como superar os problemas potenciais na comunicação intercultural;
Definir grupo e diferenciar seus vários tipos;
Identificar os quatro estágios do desenvolvimento de grupos;
Explicar como as exigências do papel mudam em diferentes situações;
Descrever como as normas e o status exercem influência sobre o comportamento individual;
Demonstrar como o tamanho do grupo afeta seu desempenho;
Comparar os benefícios e as desvantagens dos grupos coesos;
Comparar os pontos fortes e fracos do processo decisório nos grupos;
Comparar a eficácia dos grupos de interação, das reuniões de brainstorming, dos grupos nominais e das reuniões eletrônicas;
Definir grupo e diferenciar seus vários tipos;
Identificar os quatro estágios do desenvolvimento de grupos;
Explicar como as exigências do papel mudam em diferentes situações;
Descrever como as normas e o status exercem influência sobre o comportamento individual;
Demonstrar como o tamanho do grupo afeta seu desempenho;
Comparar os benefícios e as desvantagens dos grupos coesos;
Comparar os pontos fortes e fracos do processo decisório nos grupos;
Comparar a eficácia dos grupos de interação, das reuniões de brainstorming, dos grupos nominais e das reuniões eletrônicas;
Definir cultura organizacional e descrever suas principais características.
Comparar os efeitos funcionais e disfuncionais da cultura organizacional sobre as pessoas e a organização.
Identificar os fatores que criam e sustentam uma cultura organizacional.
Mostrar como a cultura é transmitida aos funcionários.
Demonstrar como se pode criar uma cultura ética.
Mostrar como a cultura nacional pode afetar a forma como a cultura organizacional é levada para um país diferente.
Definir cultura organizacional e descrever suas principais características.
Comparar os efeitos funcionais e disfuncionais da cultura organizacional sobre as pessoas e a organização.
Identificar os fatores que criam e sustentam uma cultura organizacional.
Mostrar como a cultura é transmitida aos funcionários.
Demonstrar como se pode criar uma cultura ética.
Mostrar como a cultura nacional pode afetar a forma como a cultura organizacional é levada para um país diferente.
Definir liderança e comparar liderança e administração.
Resumir as principais conclusões e contribuições das teorias dos traços.
Identificar as premissas e as principais limitações das teorias comportamentais.
Identificar as premissas e as principais limitações das teorias contingenciais.
Comparar e contrastar liderança carismática e transformacional.
Definir liderança autêntica e demonstrar por que líderes eficazes valorizam a ética e a confiança.
Demonstrar como o papel exercido pelo mentor ajuda nossa compreensão de liderança.
Discutir os desafios à eficácia da liderança.