Carregando
Página inicial »Biológicas » Ciências Biomédicas » [6700003-2] Princípios do Desenvolvimento das Doenças

[6700003-2] Princípios do Desenvolvimento das Doenças

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
6 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Como as células neoplásicas adaptam o metabolismo de acordo com as suas necessidades.
Parte 2/2 do Tema. Apresentar os principais mecanismos de virulência bacteriana: Evasão da fagocitose, Produção de Endotoxinas e Exotoxinas, Invasão. Introdução à Epidemiologia.
Parte 1/2 do Tema. Inclui: Apresentar o conceito de patogenicidade bacteriana: Postulado de Koch; Bactérias não patogênicas, oportunistas e patogênicas; LD50; Fatores de virulência bacteriana: Adesão, e colonização.
Na primeira é apresentado a Microbiota Normal do Corpo Humano (m.n.c.h.), sua importância, e quando pode causar doenças. Na segunda parte é apresentada as formas de transmissão de doenças em humanos: Fonte, Portas de Entrada, Transmissão.
São apresentadas as etapas que devem ser seguidas para se realizar a identificação de uma bactéria que causa uma infecção bacteriana, ou seja, etapas do diagnostico bacteriano, incluindo: coleta, bacterioscopia, cultivo, provas bioquímicas (biotipagem), sorologia (sorotipagem), antibiograma e MIC. Também, estão apresentados alguns métodos de diagnóstico automático.
Estão apresentados os primeiros experimentos de genética que permitiram a constatação de que a natureza do material genético e o DNA. Como está organizado o DNA nas células de procariotos e de eucariotos, e como é o genoma de bactérias. Os mecanismos de variação genética atuantes em bactérias: 1) Mutação - Agentes mutagênicos, Mecanismos de reparo do DNA, Aplicações destes conhecimentos; 2) Recombinação – Transformação genética, Conjugação bacteriana; Transdução; Elementos Transponíveis; 3) Sistema CRISPR. Questões pra estudo.
6 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942