Carregando
Página inicial »Biológicas » Educação Física » [EFB0105-2] Fisiologia da Atividade Motora I

[EFB0105-2] Fisiologia da Atividade Motora I

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
41 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nessa videoaula, será discutido o conceito de flexibilidade, as técnicas usadas para melhora da flexibilidade e as adaptações fisiológicas ao treino para melhora da flexibilidade.
Nesse vídeo, abordaremos a diferença entre hiperplasia e hipertrofia e a relação com o aumento de massa muscular no treinamento de força . Falaremos mais da hiperplasia e no vídeo que virá a seguir, falaremos mais sobre a hipertrofia.
Nesse vídeo, em um breve histórico, abordamos a classificação dos tipos de fibras no músculo esquelético com os avanços tecnológicos que propiciaram avanços científicos em relação ao papel do músculo e das fibras musculares para as adaptações musculares a diferentes tipos de treinamento físico.
Nesse vídeo, a Profa. Patricia Brum discorre sobre os efeitos do treino aeróbio sobre os tipos de fibras. Aborda efeito sobre fibras puras e híbridas e também aborda adaptações em jovens e idosos.
Nesse vídeo a professora colaboradora Valéria Panissa apresenta as características de exercícios anaeróbios e os classifica de acordo com sua demanda fisiológica.
Nesse vídeo, a professora colaboradora Valéria Panissa apresenta as principais adapatções do músculo esquelético ao treinamento aeróbico com foco nos substratos energéticos e como são utilizados no treino aeróbio moderado contínuo, intervalado extensivo e intensivo.
Nesse vídeo, a Profa. colaboradora Valéria Panissa falará sobre exercício aeróbio. Introduzirá conceitos de duração e intensidade de execução dos exercícios aeróbicos, assim como falará sobre exercícios aeróbicos contínuos, intervalados extensivos e intensivos.
Nesse vídeo, em uma primeira parte, fazemos uma breve abordagem teórica sobre a técnica de Western blottting que é utilizada para avaliar a expressão de miosinas de cadeia pesada no músculo ou fibra muscular. Na segunda parte, mostramos uma prática em laboratório mostrando passo-a-passo do método. Essa é uma aula de apoio à aula de classificação dos tipos de fibras para que o aluno compreenda métodos envolvidos nessa avaliação.
Nesse vídeo o pós doutor Marcelo Gomes Pereira aborda a classificação dos tipos de fibras no músculo esquelético por meio de técnicas histológicas.
O video apresenta como realizar a medida auscultatória da pressão arterial utilizando esfigmomanômetro aneroide e estetoscópio.
41 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942