Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3306-1] Mecânica dos Materiais

[PMT3306-1] Mecânica dos Materiais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
85 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Com esta aula iniciamos a discussão da plasticidade como fenômeno, definindo os principais parâmetros da curva tensão - deformação, introduzimos a equação de Hollomon, a equação de Ludwik-Hollomon e a equação constitutiva de Ramberg - Osgood. Derivamos as condições para desenvolvimento de estricção e de bandas de cisalhamento a partir da relação constitutiva.
Na continuação da aula anterior nós discutimos a Mecânica da Fratura Linear Elástica na sua formulação moderna, discutindo os resultados de Irwin e o conceito de fator de intensificação de tensão (K) além da definição da tenacidade à fratura no estado plano de deformação (K_Ic). A aula termina com uma discussão sobre efeitos de escala e o início da discussão da integridade estrutural.
Nesta aula iniciamos a discussão da Mecânica da Fratura revisando os resultados históricos de Inglis e Griffith e a fundamentação da mecânica da fratura.
Nesta aula concluímos a discussão da elasticidade linear, com ênfase no caso da elasticidade anisotrópica. Inicio a aula descrevendo a forma de resolver um exercício que implica no uso das equações da lei de Hooke generalizada.
Nesta aula iniciamos o estudo da elasticidade linear, com a definição das equações conhecidas como lei de Hooke generalizada. Definimos os módulos elásticos e discutimos seus valores típicos. A aula se limita a tratar o caso da elasticidade isotrópica.
Nesta aula continuamos o estudo dos tensores de tensão e de deformação usando uma ferramenta especial, chamada círculo de Mohr. A aula é construída a partir de exercícios que são resolvidos pelo professor em conjunto com os alunos, resolvendo as dúvidas que surgem na hora.
Nesta aula apresento os detalhes de como a disciplina será desenvolvida e aproveito para fazer um exercício de brain storming no final para resgatar algunas conceitos relacionados à tensão e à deformação/
Nesta aula , que não foi aula, mas sim palestra pois o governador decretou ponto facultativo menos de 12 horas antes, descrevemos em mais profundidade a descoberta de Paul Paris e a consciência de que fadiga é um fenômeno não linear e não local, são discutidos os dois principais modos de justificar esses efeitos, o fechamento prematuro de trinca (crack closure) de Elber e a teoria dos dois parâmetros de Vasudevan e Sadananda. Discutimos também aspectos da fadiga multiaxial e em modo misto
Encerramento da discussão sobre morfologia de fratura em fadiga, agora se concentrando nas superfícies de fratura. A aula inclui também a descrição do método de Palmgren-Langer-Miner para acúmulo de dano de fadiga e a previsão de vida, no final se inicia a discussão do método de Paris.
Início da discussão sobre fratura do aspecto microestrutural, com a introdução das bandas persistentes de deformação e o aparecimento de intrusões e extrusões na superfície do componente, com sua influência na nucleação das trincas, propagação de trincas é descrita como um processo de três etapas, com a propagação de microtrincas, a transformação de uma delas em macrotrinca e a fratura final do componente por propagação instável
85 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação