Carregando
Página inicial »Humanas » Letras » [FLC0353-5] Literatura Latina: Lírica

[FLC0353-5] Literatura Latina: Lírica

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Grécia Antiga: início do gênero poesia mélica; poetas do século VI a. C.; características do lirismo grego; influência posterior sobre poetas romanos da segunda metade do século I a. C.
Roma, século I A. C.; turbulência política; influência cultural grega; o surgimento dos "poetae noui"; características da poesia lírica romana; o poeta Catulo.
A produção lírica no período de Augusto; Horácio, as odes; os epodos; o Canto Secular; características formais; temas do dia-a-dia.
Comparação entre Catulo e Horácio; características formais e de texto; exemplificações com Catulo 85 e Horácio ode I, 4.
Formas de composições da poesia lírica: o hino, o epitalâmio, o epigrama. A considerável diversidade de formas no livro de Catulo. O máximo da composição epigramática em Marcial.
Marcial e o epigrama latino: características; exemplificação; a elegia romana: características; autores; exemplificação.
Características formais da elegia romana; a composição e métrica do dístico elegíaco; exemplificação com trechos de Propércio e de Tibulo.
Complemento do estudo dos elegíacos romanos; Ovídio: obra em dísticos elegíacos; exemplificação com a análise da elegia III, 15 da obra Amores.
Virgílio, continuador em Roma dos idílios de Teócrito; Virgílio lírico: as dez éclogas; características do gênero pastoril.
"Bucólico" em poesia lírica; os conceitos de "locus amoenus" e "urbem fugere"; Virgílio continuador dos idílios de Teócrito; análise dos versos 31 a 58 da primeira bucólica.
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942