Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3152-1] Introdução à Engenharia Nuclear

[PMT3152-1] Introdução à Engenharia Nuclear

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
10 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nessa aula discutimos o papel da energia nuclear no Brasil e no mundo, no inicio fazemos uma grande prelecao sobre o acidente de Chernobyl, que fez aniversário de 35 anos no dia dessa aula. Depois discutimos os dados de participação da energia nuclear no Brasil e no mundo e terminamos descrevendo os desafios atuais da engenharia nuclear no projeto de reatores de Geração IV e para propósitos especiais.
Continuação da primeira aula, aqui nós entramos mais em detalhe sobre os projetos de reatores no contexto da Geração IV e da importância da energia nuclear para o Brasil.
Nessa aula iniciamos a discussão dos principais acidentes nucleares e radiológicos que ocorreram no mundo até a data. Começamos com uma reflexão do papel que grandes acidentes tem no desenvolvimento da tecnologia e da engenharia e então discutimos os acidentes de Three Miles Island e Chernobyl.
Continuação da aula sobre os grandes acidentes, iniciamos com a discussão do acidente radiológico de Goiânia em 1987 e terminamos discutindo o acidentes de Fukushima em 2011. A importância dos acidentes é discutida em termos dos desafios tecnológicos que se apresentam atualmente na engenharia nuclear.
Nessa aula recebemos como convidado o Prof. Demerval, gerente de radioproteção do IPEN, para discutir os principais aspectos dessa área importante da engenharia nuclear. O Prof. Demerval detalha os principais conceitos envolvidos e discute ao final a experiência pessoal que teve na mitigação do acidente radiológico de Goiânia, dando aos alunos uma visão pessoal dos acontecimentos.
Nessa aula recebemos a visita do Prof. Arthur Pinto Chaves, do PMI, que compartilhou com a gente sua experiência pessoal com as minas de Caetité (BA) e de Santa Quitéria (CE).
Nesta aula nós revisamos os passos envolvidos na fabricação de um elemento combustível, tanto no aspecto do núcleo físsil, através do ciclo do combustível, quanto do cladding.
Nesta aula apresentamos alguns aspectos mais gerais da pesquisa em fusão nuclear, dando ênfase no reator ITER, em construção. Outras abordagens envolvendo fusão nuclear, como os reatores híbridos de fissão - fusão, são apresentados, o que permite discutir tório e urânio 238 como elementos férteis.
Essa aula foi atípica, o convidado nao pode comparecer por forca maior e eu aproveitei para discutir com os alunos o curso.
Esta aula foi dada em conjunto com a disciplina PMT3150, esta e a segunda parte em que o Prof. Perrotta do IPEN, que e o gerente do projeto do reator multiproposito brasileiro, RMB, explica um pouco o projeto deste reator crucial para o desenvolvimento do pais.
10 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942