Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

[PMT3540-1] Materiais Metálicos e Radiação

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Aula inaugural da disciplina, apos as explicacoes de como a disciplina se desenvolvera, houve uma explanacao sobre o campo de pesquisa em engenharia nuclear, com enfase nos materiais.
A primeira aula do modulo de dano de radiação trata dos processos iniciais de interação entre a radiação incidente e os átomos presentes no material. Em particular discutimos o processo de choque efetivamente e os processos de dissipação de energia que envolvem a distribuição da energia transferida pelo choque a todo o material.
Nessa aula discutimos o primeiro dos efeitos físicos associados a produção da cascata de dano, que advém da presença de defeitos puntiformes em excesso no processo. Discutimos efeitos vinculados a difusão e a migração de espécies atômicas para sumidouros como contornos de grao e núcleos de discordâncias, que induzem a segregação.
Na presenta aula nos nos dedicamos a estudar os eventos finais associados à colisão de uma partícula energética com os átomos presentes no reticulado, gerando a cascata de dano. Veremos que a cascata é muito localizada, tanto no tempo quanto no espaço e que muitos defeitos são gerados, principalmente com as colisões de ricochete , de mais baixa energia, mas que esses defeitos são posteriormente relaxados de tal forma que a concentração de defeitos produzidas (lacunas no centro da cascata e intersticiais nas suas bordas) são uma fração minúscula do total de defeitos produzidos.
Nessa aula nos concentramos no processo de deslocamento dos átomos, Na primeira parte descrevemos os métodos usados para estimar o numero de átomos deslocados por um PKA, na segunda parte descrevemos os efeitos associados a estrutura cristalina, dentre eles a focalização e a canalização de átomos.
Nessa aula discutimos o efeito da irradiação e principalmente dos defeitos em excesso produzidos na cascata de dano sobre as discordâncias contidas no sistema.
Nessa aula tratamos de outro aspecto do dano por irradiação que envolve a formação de cavidades e bolhas na microestrutura, que por sua vez afetarao o inchamento.
Nessa aula, que encerra o segundo modulo da disciplina, vemos os efeitos que a irradiação tem sobre as fases do sistema, tanto no sentido de promover sua dissolução, quanto no sentido de promover reprecipitacao ou mesmo precipitação de fases fora de equilíbrio. Tratamos em particular o caso da amorfizacao de fases e a implicação para o estudo do dano de irradiação em materiais de cladding par elementos combustíveis.
Nessa aula tratamos dos efeitos da irradiação sobre o fim de vida dos materiais considerando os casos referentes à fratura frágil, em particular a transição dúctil-frágil em aços ferríticos e as falhas por fadiga e fluência. No decorrer da aula houveram alguns problemas de conexão, mas a aula esta completa.
Essa aula iniciai o terceiro módulo da disciplina, no qual discutimos os efeitos do dano de irradiação e das alterações microestruturais correspondentes sobre o comportamento mecânico do material. Nessa aula nos concentramos no aumento da resistência mecânica do material. Infelizmente eu me esqueci de reiniciar a gravação após o intervalo e a aual não esta completa. Para o ano que vem eu corrigirei isso.
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942