Carregando
Página inicial »Humanas » Ciências Contábeis » [EAC0202-3] Análise das Demonstrações Contábeis

[EAC0202-3] Análise das Demonstrações Contábeis

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nesse vídeo, apresentamos o processo de análise das Demonstrações Contábeis, sua importância, seus determinantes e também discutimos o método de análise, que pode ser dividido em 3 fases: observação, exame e interpretação.
Nesse vídeo, desenvolvemos os principais conceitos relacionados às técnicas de análise horizontal e vertical aplicáveis ao Balanço e à DRE. Também discutimos como essas análises podem ser realizadas de forma conjunta.
Nesse vídeo, são apresentados e discutidos os conceitos relativos ao índices comumente utilizados para análise de demonstrações contábeis.
São apresentadas as principais definições e conceitos relativos aos índices de liquidez. Abordam-se os índices de liquidez corrente, seca, imediata e geral.
São apresentadas as principais definições e conceitos relativos aos índices de estrutura patrimonial. Abordam-se os índices de endividamento, composição do endividamento, imobilização do PL e imobilização dos recursos não correntes.
Esse vídeo apresenta os conceitos fundamentais relacionados à análise do capital de giro: capital circulante líquido, necessidade de capital de giro, saldo de tesouraria, capital de giro próprio e capital permanente líquido.
Nesse vídeo, são desenvolvidos os conceitos de CCL/CPL, NCG e T, apresentados no vídeo anterior, e utilizados para classificar a situação financeira de uma entidade, dependendo da dimensão dos recursos (fontes versus aplicações).
Nesse vídeo, apresentamos os conceitos e formulações dos índices que capturam a atividade operacional da entidade, apurando o ciclo operacional e o ciclo financeiro. São discutidos os prazos médios de renovação dos estoques, de recebimento das vendas e de pagamento das compras.
Nesse vídeo, são apresentados os principais pontos de atenção relativos aos cálculos dos prazos médios de renovação dos estoques, de recebimento das vendas e de pagamento das compras. Discutem-se as fórmulas dos prazos, as fontes de dados, possíveis vieses decorrentes de efeitos de tributos sobre compras e vendas, dentre outros aspectos.
Nessa aula, são abordados os conceitos, fórmulas e cuidados relacionados aos principais índices de rentabilidade. São discutidos os seguintes índices: Rentabilidade do Investimento, Giro do Ativo, Margem Operacional e Rentabilidade do Patrimônio Líquido.
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942