Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Química » [LOQ4073-2] Química Geral II

[LOQ4073-2] Química Geral II

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nesta aula é abordado o comportamento da velocidade de reações químicas em função da variação da concentração dos reagentes.
Nesta aula será visto a Lei de Velocidade Integrada. A partir de agora está incluído o fator tempo nas equações, assim, a lei de velocidade integrada permite avaliar a forma como as concentrações de reagentes e produtos variam com o tempo. Será possível estimar por exemplo, em um período de tempo, quanto de produto será formado a partir de uma dada quantidade de reagentes.
Nesta aula será abordada a dependência da velocidade de uma reação química com o aumento de temperatura.
Nesta aulas estão abordados os tópicos: 1ª Lei da termodinâmica: conservação de energia (entalpia) (formas de energia, calor, trabalho, entalpia, Lei de Hess). Como medir a energia associada a uma reação química?
Nesta aula será abordado o parâmetro termodinâmico denominado Entropia (S) como objetivo de se avaliar a espontaneidade de processos químicos.
Nesta aula trabalharemos com uma equação que permite calcular a energia livre de Gibbs (delta G) de uma reação dependendo das concentrações ou pressões parciais da mistura reacional, ou seja, fora da condição padrão.
Nesta aula serão abordados os tópicos de Equilíbrio Químico e o Princípio de Le Chatelier. A constante de equilíbrio, cujo valor numérico indica a tendência dos reagentes de se transformarem em produtos, ou seja, a extensão com que ocorre a reação até atingir o equilíbrio, depende da reação química (cada reação tem a sua constante de equilíbrio) e da temperatura.
Esta primeira aula de Equilíbrio Iônico trata da auto-ionização da água, como calcular o pH de ácidos e bases fortes e as constantes de acidez e basicidade para o cálculo de pH de ácidos e bases fracas.
Nesta aula serão abordados o cálculo de pH de soluções salinas: O pH deste tipo de solução pode ser ácido, básico ou neutro dependendo da força do ácido e da base de onde vêm o cátion e o ânion que formam o sal.
Nesta aula será abordada a técnica analítica de titulação ácido base, em que serão vistos as curvas de titulação entre ácido e base fortes, ácido fraco e base forte e ácido forte e base fraca.
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942