Carregando
Página inicial »Exatas » Física » [4302111-1] Física I

[4302111-1] Física I

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
31 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nessa aula inaugural de Física I apresentamos nossa equipe e discutimos como será a disciplina.
Apresentamos a derivada temporal de um vetor qualquer, em particular, discutimos os efeitos da variação paralela e perpendicular ao vetor. Aplicamos os resultados a alguns problemas envolvendo velocidade e aceleração em coordenadas polares
Nessa aula discutimos a Física como ciência, o método científico e o papel da experiência e da teoria na Física. Apresentamos o Sistema Internacional de Unidades hoje construído a partir de constantes da Física. Argumentamos que a matemática é a linguagem da Física e como ela entra na avaliação de estimativas e análise dimensional. Como as leis Físicas não podem depender do sistema de unidades a análise dimensional constitui um instrumento poderoso para modelagem Física.
Nessa sexta aula da disciplina de Física I são discutidas as leis de Newton, sobre o que elas repousam i.e. quais as idéias que estão por traz dessas leis.
Nessa aula discutimos o que é simetria e o papel da simetria na Física.Argumentamos que as simetrias de translação e rotação que parecem observar as equações das leis da Física, indicam que devemos escrever essas equações de forma explicitamente covariante. A linguagem vetorial é como implementamos isso. Discutimos vetores e algumas de suas propriedades.
Terceira lei de Newton, definição de momento linear e revisão da segunda lei face a essa definição.
Nessa aula motivamos o cálculo diferencial em integral na Física a partir de equações diferenciais e sua importância para formular as relações entre observáveis físicos.
Aqui são discutidas interações fundamentais e derivadas na natureza face as leis de Newton.
Nessa aula discutimos como descrever o movimento em três dimensões, fornecendo alguns exemplos interessantes. Encontramos equações diferenciais, independentes dos sistema de coordenadas, para as grandezas vetorias velocidade e aceleração em função do deslocamento e também obtemos equações vetorias para a velocidade e o deslocamento a partir da aceleração.
Nessa aula são discutidos o papel do conceito de energia em processos físicos e a relação de forças conservativas e energia potencial.
31 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942