Carregando
Página inicial »Exatas » Física » [4302112-1] Física II

[4302112-1] Física II

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
24 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nessa aula discutimos o efeito Doppler do som e da luz e algumas de suas aplicações.
Essa é a primeira aula de introdução à relatividade especial em Física II, nela são tratados o experimento de Michelson-Morley, o problema da constância da velocidade da luz e o Princípio da Relatividade de Einstein que extende para toda a Física o Princípio de Galileu levando à necessidade de substituir as transformações de Galileu pelas de Lorentz.
Nessa aula discutiremos as transformações de Lorentz e várias se suas consequências. Discutiremos também as noções de invariância e covariância.
Nessa aula discutimos a ideia de escalares (invariantes) e quadrivetores e suas transformações na relatividade especial. Definimos quadrivelocidade, quadrimomento e discutimos a relação entre essas quantidades e a energia total de uma partícula livre: energia de repouso e energia cinética.
Nessa aula serão discutidos exemplos de aplicação da dinâmica relativística, com ênfase nos invariantes e com uso explícito da notação de 4-vetores (4-velocidade, 4-momento).
Nessa aula discutimos algumas idéias que levam da Teoria da Relatividade Especial de Einstein para a Teoria da Relatividade Geral.
Nessa aula introdutória sobre fluido dinâmica discutimos algumas noções gerais sobre as propriedades e o comportamento de fluidos (líquidos e gases), a noção de fluido incompressível e fluidos em um campo gravitacional.
Nessa aula discutimos o chamado Principio de Arquimedes que estabelece o empuxo (peso do liquido deslocado) como força resultante das forças de pressão. Discutimos também a estabilidade ou não da orientação do corpo sólido imerso no fluido sob ação da gravidade.
Nessa aula discutimos a equação de movimento de fluidos. Usamos a segunda lei de Newton adaptada à cinemática de Euler (campo vetorial de velocidades e campo escalar de densidades). Trabalharemos com as hipóteses simplificadoras de um fluido ideal (viscosidade zero) e incompressível (densidade const.).
Nessa aula discutimos a equação de Bernoulli e o regime de escoamento rotacional e irrotacional. Descrevemos o chamado Efeito Magnus ("desvio lateral" de uma bola chutada com efeito) e mostramos como pode ser compreendido no contexto da teoria de fluidos que estamos desenvolvendo.
24 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942