Carregando
Página inicial »Humanas » Letras » [FLT0124-4] Introdução aos Estudos Literários II

[FLT0124-4] Introdução aos Estudos Literários II

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Análise e comentário sobre o conto "O escaravelho de ouro", de Edgar Allan Poe, para a qual empregamos algumas noções de narrativa (fábula, história, ficção policial); a distinção entre intensidade e tensão, em Julio Cortázar, e a abordagem de Marc Shell, no livro Money, Language and Thought: Literary and Philosophical Economies from Medieval to Modern Era (Baltimore: The John Hopkins University Press, 1993).
Tópico dos Estudos Narrativos referente à focalização: interna, externa e ligada à personagem; fixa, múltipla e variável, o focalizador e o objeto focalizado, a focalização dupla ou ambivalente, o elemento ideológico. Não confundir: narrador & focalizador!
Análise e comentários da 5a novela da 9a jornada, do Decameron, de Boccaccio, também conhecida como novela do falcão.
Continuação do exame de questões narrativas, agora envolvendo o discurso (direto, indireto e indireto livre) e a relação entre a focalização e diferentes narradores (externo e interno).
Explanação sobre noções introdutórias de narratologia: os conceitos de texto narrativo, fábula e intriga ou história; os elementos da fábula, a concepção de evento.
Continuação do vídeo anterior, acerca das ideias de Auerbach, em "A mansão de La Mole" (Mimesis), desta vez enfocando os trechos em que o autor examina Flaubert (Madame Bovary).
Comentário acerca do capítulo "Na mansão de La Mole", de Mimesis, de Auerbach, enfocando mais de perto os trechos que dizem respeito a Balzac (O pai Goriot) e Stendhal (O vermelho e o negro).
A partir do conto "O mentiroso", de Henry James, examinaremos alguns problemas suscitados pela obra, entre o quais, a perspectiva da periferia, o realismo e o romance moderno, o problema do focalizador e a concepção do autor implícitos e suas consequências formais.
Por meio da correlação entre duas linearidades -- a da ordenação sequencial da história ou enredo, e da cronologia da fábula --, examinamos diversos tipos de anacronia capazes de ocorrer em uma narrativa, bem como observamos como elas podem fornecer apoio para que interpretemos o conto "O escaravelho de ouro", de Edgar Allan Poe. Primeira parte.
Por meio da correlação entre duas linearidades -- a da ordenação sequencial da história ou enredo, e da cronologia da fábula --, examinamos diversos tipos de anacronia capazes de ocorrer em uma narrativa, bem como observamos como elas podem fornecer apoio para que interpretemos o conto "O escaravelho de ouro", de Edgar Allan Poe. Segunda parte.
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação