Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Ambiental » [PMI3401-1] Avaliação de Impactos Ambientais

[PMI3401-1] Avaliação de Impactos Ambientais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
33 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Conferência ministrada na disciplina dia 27 de outubro de 2020, abordando o licenciamento ambiental federal, o número de processos, os principais procedimentos adotados pelo Ibama, com destaque para a definição do escopo e para a análise técnica dos estudos. Foram também apresentados aspectos da nova portaria do Ibama, assinada no próprio dia 27, e o novo Portal de Licenciamento Ambiental Federal, com novos documentos disponíveis.
Conferência ministrada dia 9 de novembro de 2020 por Pedro Bettencourt, diretor das empresas Nemus e Temis, sediadas em Portugal e no Brasil, sobre a prática da avaliação de impactos ambientais, com exemplos de um projeto de adução de água no Malawi, de avaliação ambiental estratégica na Zâmbia, e de avaliação de impactos cumulativos de projetos de mineração em Moçambique
Primeiro vídeo da primeira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta o conceito de impacto ambiental, diferenciando-o do conceito de poluição e introduzindo o conceito de indicador de impacto, com ajuda de exemplos.
Segundo vídeo da primeira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Explica o conceito de impacto ambiental como modificação de processos naturais e sociais causada por ação humana e introduz a noção de impacto direto, indireto e cumulativo.
Terceiro vídeo da primeira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Introduz a noção de aspecto ambiental, como conceito auxiliar para compreensão do conceito de impacto ambiental. Define avaliação de impacto ambiental, suas diversas aplicações e especializações e destaca seu papel em relação ao desenvolvimento sustentável.
Primeiro vídeo da segunda aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta as origens da avaliação de impacto e destaca a inovação representada pela lei americana de 1969 com sua função de proteção da qualidade do ambiente humano para as presentes e as futuras gerações. Pontos relevantes da National Environmental Policy Act são destacados.
Segundo vídeo da segunda aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Descreve sua difusão, a partir de sua origem nos Estados Unidos, para vários países, o papel da cooperação para o desenvolvimento e dos bancos multilaterais de desenvolvimento, em particular o Banco Mundial, pressionado por organizações não governamentais e por governos dos principais acionistas. A criação de um Departamento de Meio Ambiente, em 1989 e da primeira diretriz sobre avaliação ambiental, assim como as políticas de salvaguardas e o novo Marco Ambiental e Social de 2018 são comentados. Tratados internacionais, em particular a Convenção da Diversidade Biológica também foram importantes para a difusão da avaliação de impactos.
Terceiro vídeo da segunda aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta seu uso por organizações privadas e por instituições financeiras, como aquelas que aderiram aos Princípios do Equador, e introduz os Padrões de Desempenho de Sustentabilidade Socioambiental da Corporação Financeira Internacional (IFC). A apresentação destaca a evolução da avaliação de impactos ao longo de 50 anos.
Primeiro vídeo da terceira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta o conceito de processo de avaliação de impacto ambiental e um apanhado geral sobre seus principais componentes: triagem, determinação do escopo, preparação do estudo de impacto ambiental, análise técnica, consulta pública, tomada de decisão e acompanhamento. Detalha a etapa de triagem, mostrando como se pode responder à pergunta “A proposta pode causar impactos significativos?”, o que determina o potencial de impactos e quais são as abordagens práticas usadas em diferentes jurisdições para classificar um projeto quanto ao seu potencial de impactos e determinar a necessidade de preparação de um estudo de impacto ambiental ou de outra modalidade de estudo ambiental.
33 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942