Assista a esse vídeo em: MP4 (1238 X 720 px) | MP4 (618 X 360 px)
Nessa aula discutimos a evolução temporal de sistemas quânticos quando H=H(t).Introduzimos a expansão de Dyson,
preparando para teoria de perturbação. Definimos propagador como o kernel da equação integral de Schrödinger quando H=H(t) e mostramos que no caso de H não depender do tempo o kernel da equação é a função de Green.
Calculamos, como exemplo, o propagador de um sistema de partículas livres.
1. Fundamentos da Teoria Quântica. Espaço de Hilbert, estados e probabilidades, quantização canônica. Equações de movimento, descrições de Schrödinger, Heisenberg e de Interação.
2. Simetrias e leis de conservação. Rotações, momento angular orbital e spin, adição do momento angular. Estados de partícula livre. Potenciais centrais. Espectro discreto. Espectro contínuo em um potencial de curto alcance e estados de espalhamento.
3. Métodos de aproximação: métodos perturbativos para estados estacionários e para evolução temporal; princípio variacional.
4. Sistemas quânticos de baixa dimensionalidade: sistemas de dois níveis, oscilador harmônico, movimento em campo magnético. Espalhamento em uma dimensão e aproximação WKB.
5. Átomos Hidrogenóides. Estrutura fina e hiperfina. Efeito Zeeman e Stark.
Desenvolver familiaridade com as idéias e métodos da Mecânica Quântica e proficiência em sua aplicação a problemas físicos.