Carregando

Álcool zero: restrições de consumo

por Arthur Guerra de Andrade

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (24)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

O álcool é visto como algo comum em nossa sociedade, mas você sabia que existem situações nas quais ele não deve ser consumido? Na 5ª aula do curso, Prof. Arthur Guerra fala sobre essas situações de "álcool zero", quando e por que não beber! Acompanhe!!

Disciplina

PRG0011-1 Álcool, Saúde e Sociedade

EMENTA

1. AULAS GERAIS: Panorama do consumo de álcool no Brasil - Principais conceitos: dose padrão e padrões de consumo - Consumo moderado de álcool - Existe benefícios do consumo de álcool? - Álcool zero: restrições de consumo - Por que crianças e adolescentes não devem beber? - Efeitos do álcool no organismo - Fatores que influenciam os efeitos do álcool - Álcool e mulheres - Álcool e homens - Quando o álcool pode ser um problema - Blecaute alcoólico – Ressaca - Álcool e sexo - Álcool e medicamentos - Álcool e peso/dieta - Álcool e esportes/atividades físicas - Álcool e publicidade - Álcool ilegal - Bebida e direção - Álcool e violência - Tratamento de problemas decorrentes do uso de álcool - Meta da OMS: redução do uso nocivo de álcool - Álcool e consequências à sociedade - Políticas públicas sobre o consumo de álcool. 2. AULAS COMUNIDADE USP: Do relaxamento à ressaca: efeitos do álcool em curto prazo - Doenças e efeitos de longo prazo do álcool - Álcool e câncer - Álcool no ambiente universitário - Pesquisas sobre o álcool: desafios e oportunidades. 3. AULAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (DESAFIO DA BEBIDA: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ÁLCOOL É VERDADE?): Diferenças entre adultos e jovens com relação aos efeitos do álcool - Álcool e socialização - Motivos que levam o jovem a beber - Redes sociais e o consumo de álcool - Álcool e bebidas energéticas.

Objetivo

A disciplina oferece ao estudante uma visão ampla e interdisciplinar sobre o consumo de álcool e seu impacto na saúde e na sociedade. O objetivo central é sensibilizar e engajar os estudantes na prevenção e redução do uso nocivo de álcool, bem como promover qualidade de vida e hábitos saudáveis de socialização. Para isso, a disciplina traz uma proposta educativa e reflexiva, com o fornecimento de informações científicas atualizadas e de qualidade, em linguagem acessível e adequada para diferentes públicos-alvo (comunidade USP e alunos do Ensino Médio).
Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar avanços e desafios do Brasil, tendo em vista a meta global da Organização Mundial da Saúde para a redução de 10% no consumo nocivo de bebidas alcoólicas, até 2025; c) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; d) incentivar mais ações de prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Apresentação da Disciplina PRG0011 - Álcool, Saúde e Sociedade
  2. Panorama do consumo de álcool no Brasil
  3. Principais conceitos: dose padrão, padrões de consumo e uso nocivo de álcool
  4. Consumo moderado de Álcool
  5. Existem benefícios do consumo de álcool?
  6. Álcool zero: restrições de consumo
  7. Efeitos do álcool no organismo
  8. Fatores que influenciam os efeitos do álcool
  9. Quando o álcool pode ser um problema
  10. Por que crianças e adolescentes não devem beber?
  11. Consumo de álcool por jovens: contextos e implicações
  12. Álcool e socialização
  13. Álcool no ambiente universitário
  14. Álcool e redes sociais
  15. Álcool e bebidas energéticas
  16. Álcool ilegal
  17. Álcool e mulher
  18. Álcool e homem
  19. Álcool e minorias sexuais
  20. Blecaute alcoólico
  21. Ressaca
  22. Álcool e sexo
  23. Álcool e medicamentos
  24. Álcool e peso/dieta
  25. Álcool e esportes/atividades físicas
  26. Álcool e cêncer
  27. Do relaxamento à ressaca: efeitos do álcool em curto prazo
  28. Doenças e efeitos do álcool em longo prazo
  29. Álcool e fígado
  30. Álcool e direção
  31. Tratamento de problemas decorrentes do uso de álcool
  32. Álcool e violência
  33. Álcool e consequências à sociedade
  34. Meta da OMS: redução do uso nocivo de álcool
  35. Políticas públicas sobre o consumo de álcool
  36. Pesquisas sobre o álcool: desafios e oportunidades
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942