Carregando

Vídeo 10 de 13

Álcool, Saúde e Sociedade

Por que crianças e adolescentes não devem beber?

por Arthur Guerra de Andrade

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (2)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

No Brasil, é crime oferecer bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade! Confira a aula do Prof. Arthur Guerra e entenda o motivo pelo qual crianças e adolescentes não devem beber.

Disciplina

PRG0011-1 Álcool, Saúde e Sociedade

EMENTA

1. AULAS GERAIS: Panorama do consumo de álcool no Brasil - Principais conceitos: dose padrão e padrões de consumo - Consumo moderado de álcool - Existe benefícios do consumo de álcool? - Álcool zero: restrições de consumo - Por que crianças e adolescentes não devem beber? - Efeitos do álcool no organismo - Fatores que influenciam os efeitos do álcool - Álcool e mulheres - Álcool e homens - Quando o álcool pode ser um problema - Blecaute alcoólico – Ressaca - Álcool e sexo - Álcool e medicamentos - Álcool e peso/dieta - Álcool e esportes/atividades físicas - Álcool e publicidade - Álcool ilegal - Bebida e direção - Álcool e violência - Tratamento de problemas decorrentes do uso de álcool - Meta da OMS: redução do uso nocivo de álcool - Álcool e consequências à sociedade - Políticas públicas sobre o consumo de álcool. 2. AULAS COMUNIDADE USP: Do relaxamento à ressaca: efeitos do álcool em curto prazo - Doenças e efeitos de longo prazo do álcool - Álcool e câncer - Álcool no ambiente universitário - Pesquisas sobre o álcool: desafios e oportunidades. 3. AULAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (DESAFIO DA BEBIDA: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ÁLCOOL É VERDADE?): Diferenças entre adultos e jovens com relação aos efeitos do álcool - Álcool e socialização - Motivos que levam o jovem a beber - Redes sociais e o consumo de álcool - Álcool e bebidas energéticas.

Objetivo

A disciplina oferece ao estudante uma visão ampla e interdisciplinar sobre o consumo de álcool e seu impacto na saúde e na sociedade. O objetivo central é sensibilizar e engajar os estudantes na prevenção e redução do uso nocivo de álcool, bem como promover qualidade de vida e hábitos saudáveis de socialização. Para isso, a disciplina traz uma proposta educativa e reflexiva, com o fornecimento de informações científicas atualizadas e de qualidade, em linguagem acessível e adequada para diferentes públicos-alvo (comunidade USP e alunos do Ensino Médio).
Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar avanços e desafios do Brasil, tendo em vista a meta global da Organização Mundial da Saúde para a redução de 10% no consumo nocivo de bebidas alcoólicas, até 2025; c) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; d) incentivar mais ações de prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Apresentação da Disciplina PRG0011 - Álcool, Saúde e Sociedade
  2. Panorama do consumo de álcool no Brasil
  3. Principais conceitos: dose padrão, padrões de consumo e uso nocivo de álcool
  4. Consumo moderado de Álcool
  5. Existem benefícios do consumo de álcool?
  6. Álcool zero: restrições de consumo
  7. Efeitos do álcool no organismo
  8. Fatores que influenciam os efeitos do álcool
  9. Quando o álcool pode ser um problema
  10. Por que crianças e adolescentes não devem beber?
  11. Consumo de álcool por jovens: contextos e implicações
  12. Álcool e socialização
  13. Álcool no ambiente universitário
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942