Carregando

PMT5860 - Mecanica de sistemas

por Claudio Geraldo Schön

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Aula sobre mecanismos de degradação que nao dependem apenas do material, mas também do ambiente em que operam, fenômenos como fragilização por hidrogênio, corrosão sob tensão, dano por irradiação sao incluídos nessa classe.

Disciplina

PMT5860-3 Teoria da Plasticidade e da Fratura dos Materiais

EMENTA

Fundamentos matemáticos da teoria da plasticidade: álgebra tensorial e os tensores de tensão e de deformação, relações constitutivas para a mecânica dos materiais e critérios de escoamento e falha. Modelo de Taylor para a deformação de policristais. Desenvolvimento da textura de deformação plástica. Aplicação à previsão da estampabilidade de chapas metálicas. Mecanismos de deformação e de fratura: desenvolvimento da microestrutura de deformação plástica. Teorias do encruamento. Localização de deformação e instabilidades mecânicas - Bandas de deformação, bandas de cisalhamento, bandas de Lüdders. envelhecimento dinâmico. Maclação mecânica. Teorias da fratura dúctil. Crazing e deformação plástica em polímeros amorfos. Mecanismos de tenacificação em cerâmicas. Propagação de trincas: crescimento estável de trincas. Teoria de Broberg, aplicação à determinação da tenacidade à fratura de polímeros dúcteis, propagação instável de trincas, bifurcação e instabilidades de propagação. Morfologia da superfície de fratura, propagação de trincas em polímeros semi-cristalinos. Comportamento Mecânico dos Sistemas: Variáveis extrínsecas sobre o comportamento mecânico de um material. Corrosão-sob-tensão. Fragilização por hidrogênio, degradação radiativa de polímeros. fadiga operacional. Materiais compósitos: Comportamento mecânico - resistência, módulo de rigidez, tenacidade.

Objetivo

Compreender os fundamentos matemáticos da teoria da plasticidade e suas aplicações em problemas revelantes da Mecânica dos Materiais. Tomar conhecimento dos avanços recentes na compreensão dos mecanismos de deformação plástica, fratura e fluência nas diferentes classes de materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos). Compreender o conceito de Comportamento Mecânico do Sistema, em contraposição ao Comportamento Mecânico do Material, discutindo assuntos como Fadiga operacional, Corrosão-sob-Tensão, Fragilização por hidrogênio, Degradação radiativa de polímeros, entre outros. Discutir a mecânica dos materiais compósitos. Aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de interesse do aluno.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Seminário 60 anos de Teoria da Fratura
  2. PMT5860 - Mecanica da Fratura Linear Elastica - Caminhos de trinca
  3. PMT5860 - Como ler artigos cientificos e aula de fluencia
  4. PMT5860 - Redacao cientifica e primeira parte da aula sobre mecanismos de deformacao em fadiga
  5. PMT5860 - Mecanismos de deformacao em fadiga parte 2
  6. PMT5860 - Mecanica de sistemas
  7. PMT5860 - Transformacoes martensiticas e os fenomenos da pseudoelasticidade e memoria de forma
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942