Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia de Materiais » [PMT5860-3] Teoria da Plasticidade e da Fratura dos Materiais

[PMT5860-3] Teoria da Plasticidade e da Fratura dos Materiais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
7 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Apresentacao dos grupos de fratura ductil e fadiga e de fratura de alta temperatura no seminario da dsicplina PMT5860.
Aula ministrada on line no dia 3 de abril de 2020, o arquivo ja havia sido disponibilizado, mas com um erro (meu microfone nao foi captado), esse e o video gravado pelo sistema da RNP.
Primeira parte da aula sobre fluência, essa aula contem uma longa explanação sobre leitura de artigos científicos, que foi direcionada a atividade de redação da monografia que os alunos tiveram que entregar ao final da disciplina. A discussão sobre fluência se inicia no time stamp 1:10:00 aproximadamente. Fluência e a deformação dependente do tempo observada em materiais sujeitos a temperaturas elevadas. A discussão usa dois artigos, um voltado a materiais metálicos/ cerâmicos e outro voltado a polímeros.
Primeira parte da aula sobre mecanismos de deformação em fadiga, a parte inicial e uma continuação da discussão sobre redação científica que se iniciou com a aula de fluência. A discussão sobre mecanismos de defomacao se inicia no time stamp 00:47:00. Infelizmente houve uma falha na RNP no dia e a transmissão de áudio foi interrompida em um momento. Eu continuei com outra plataforma e vou disponibilizar esse vídeo como parte 2.
Continuação da aula do dia 24/04/2020 que foi interrompida por um erro do sistema RNP.
Aula sobre mecanismos de degradação que nao dependem apenas do material, mas também do ambiente em que operam, fenômenos como fragilização por hidrogênio, corrosão sob tensão, dano por irradiação sao incluídos nessa classe.
Transformacoes martensiticas promovem um efeito mecânico, chamado de deformação de forma (shape strain), para algumas dessas transformacoes o efeito macroscópico pode ser usado na tecnologia. O artigo aqui discutido trata desses fenômenos, a saber do efeito de memória de forma e da pseudoelasticidade, e discute principalmente os modelos que sao usados para descreve-los.
7 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942