Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais

Há 122 vídeos disponíveis em 5 disciplinas desta profissão
5 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar o comportamento mecânico macroscópico dos materiais sólidos, fluido e plástico com a deformação produzida pela tensão, temperatura e tempo por meio de teorias tais como elasticidade, viscosidade, plasticidade, fluência e relaxação de tensão. Analisar as propriedades reológicas de diferentes materiais (polímeros, emulsões, suspensões e outros). Aplicar as equações constitutivas e modelos matemáticos para predizer os diferentes comportamentos reológicos. Utilizar a reologia como ferramenta no desenvolvimento de diferentes materiais com ênfase na viscoelasticidade dos sistemas estudados. Correlacionar os fundamentos teóricos com aplicações práticas através de experimentos desenvolvidos em aula prática.
A disciplina tem como objetivos principais :
• apresentar os conhecimentos científicos e tecnológicos fundamentais a respeito da origem geológica, da estrutura, dos métodos de caracterização e das propriedades físico-químicas das argilas e dos argilominerais;
• discutir a aplicação desses conhecimentos aos ramos industriais que utilizam argilas como matérias-primas fundamentais, tratando especialmente os segmentos industriais de interesse nacional.
Compreender os fundamentos matemáticos da teoria da plasticidade e suas aplicações em problemas revelantes da Mecânica dos Materiais. Tomar conhecimento dos avanços recentes na compreensão dos mecanismos de deformação plástica, fratura e fluência nas diferentes classes de materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos). Compreender o conceito de Comportamento Mecânico do Sistema, em contraposição ao Comportamento Mecânico do Material, discutindo assuntos como Fadiga operacional, Corrosão-sob-Tensão, Fragilização por hidrogênio, Degradação radiativa de polímeros, entre outros. Discutir a mecânica dos materiais compósitos. Aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de interesse do aluno.
Relacionar a composição química e a microestrutura com o processamento para entender o desempenho dos materiais. Utililizar estudos de casos para fixar e aprofundar conceitos relacionados com composição química, microestrutura, processamento e desempenho de um material.
Proporcionar ao pós-graduando reflexão e discussão sobre: (i) as abordagens do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, (ii) os recursos de avaliação e planejamento desse processo e (iii) as potencialidades e limitações metodológicas do uso de recursos tecnológicos na educação superior.
5 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942