Carregando
Página inicial »Humanas » Letras » [FLT5115-1] O Escritor e seus Tempos: Reflexões sobre Crítica, Tradução e Política no Sistema Literário

[FLT5115-1] O Escritor e seus Tempos: Reflexões sobre Crítica, Tradução e Política no Sistema Literário

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
5 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Primeira parte da aula, na qual focalizamos o conceito goethiano de "Weltliteratur", em um momento já de crise da linguagem e do humanismo, a partir da experiência de Leo Spitzer e de Auerbach na Universidade de Istambul. Essas experiências apontam, segundo Emily Apter, para a ideia de uma "translatio global", por um lado, e, por outro, para uma condição de "unverständlich", exílio e pobreza, a qual, porém, acaba perturbando e possibilitando, por exemplo, a criação de "Mimesis".
O vídeo apresenta um breve exame de "The Common Reader", First Series (1925), de Virginia Woolf, e suas relações tanto com a atividade crítica e ensaísta da autora, quanto com a situação por vezes ambivalente das vanguardas do século XX, bem como com a forma do ensaio, como gênero literário (até então) eminentemente masculina.
A importação das formas na periferia do capitalismo; o papel da tradução nesse comércio internacional, o caso de Sinclair das Ilhas; a questão do folhetim e da ficção romanesca
Influência da Revista dos Dous Mundos no Brasil; histórico e natureza da revista; as batalhas políticas; a crítica de arte; arte palaciana x arte burguesa; a arte moderna.
Segunda parte da aula, na qual focalizamos o conceito goethiano de "Weltliteratur", em um momento já de crise da linguagem e do humanismo, a partir da experiência de Leo Spitzer e de Auerbach na Universidade de Istambul. Essas experiências apontam, segundo Emily Apter, para a ideia de uma "translatio global", por um lado, e, por outro, para uma condição de "unverständlich", exílio e pobreza, a qual, porém, acaba perturbando e possibilitando, por exemplo, a criação de "Mimesis".
5 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942