Carregando
Página inicial »Humanas » Letras

Letras

Há 303 vídeos disponíveis em 30 disciplinas desta profissão
30 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar aos alunos, desde os pontos de vista histórico e descritivo, os aspectos fundamentais da morfologia da língua portuguesa.
Investigar os fundamentos da classificação de palavras, formação de palavras e dos morfemas, de modo a levar o aluno à reflexão sobre a prática de ensino de morfologia da língua portuguesa.
Apresentar a poesia religiosa armênia; apresentar poemas da tradição trovadoresca da literatura armênia.

O curso visa a fornecer instrumentos práticos para que os profissionais da área de Letras possam analisar e interpretar textos da literatura armênia, capacitando-os a discutir problemas concernentes à narrativa e às relações entre literatura e sociedade.
Apresentar as diversas formas de manifestações artísticas e culturais armênias.
O curso – monográfico e com programa variável – é uma iniciação aos problemas fundamentais da teoria da literatura comparada e à análise comparativa de obras literárias. Tendo como ponto de partida a reflexão sobre a relação entre diversas tradições literárias, da literatura com outras artes e dos estudos literários com outras disciplinas, o curso apresenta algumas das principais correntes da literatura comparada. Como parte do processo dem aprendizagem, ao aluno é solicitada uma série de atividades culturais, tais como: visita a museus e exposições diversas, apreciação de filmes e peças de teatro, entre outras.
O objetivo do curso é a continuação do estudo introdutório das estruturas morfológicas e sintáticas da língua latina, iniciado em “Introdução ao Latim I”, e das principais relações destas estruturas com as da língua portuguesa. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do latim, em particular, da sintaxe latina, voltado para o ensino do português.
O curso procura estudar as especificidades do gênero lírico antigo, em particular na poesia latina, diferencian-do-o principalmente dos gêneros da elegia e do iambo, com os quais aquele gênero poético admite certa con-finidade. Para tanto, parte da teorização poética presente quer nalguns rétores, gramáticos e metricistas anti-gos, quer nos próprios poetas, em passos direta ou indiretamente preceptivos de seus poemas, quando denun-ciam, assim, a consciência das diferenças e da confinidade entre aqueles gêneros de poesia. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar poesia lírica latina, distinguindo o que esta significa de modo preciso daquilo que hoje se entende por poesia lírica de modo genérico.
Proporcionar ao aluno o conhecimento de diferentes objetos teóricos e dos elementos básicos dos diferentes níveis de descrição linguística. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades estruturais das línguas naturais. Discutir a proximidade entre tal conhecimento e a ação do futuro professor em sala de aula.
A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir os pressupostos teóricos e metodológicos básicos da Linguística Funcional, mais especificamente, da Gramática Sistêmico-Funcional de Michael A. K. Halliday e da Gramática Funcional de Simon Dik.
Oferecer ao aluno um estudo descritivo da situação do português no mundo e, em particular, no Brasil, e fornecer noções sobre a formação histórica da língua portuguesa.
Apresentar ao aluno aspectos da formação histórica da língua portuguesa, levando-o a reconhecer a importância, para a pesquisa e para o ensino, da variação e da mudança linguísticas.
30 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942