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Letras

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Disciplinas

Discussão do conceito de literatura e dos fundamentos teóricos dos estudos literários. Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica da poesia, tendo como objetivo a criação de um repertório teórico e o aprendizado de métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação do poema. O curso visa a fornecer instrumentos práticos por meio de atividades de análise e interpretação literárias, capacitando os profissionais da área de Letras a discutir problemas concernentes à poesia, à teoria dos gêneros literários e às relações entre literatura e sociedade. Pretende-se ainda apresentar aos alunos a linguagem acadêmica e as normas técnicas de citação e de organização de bibliografia, fornecendo-lhes instrumentos para a leitura e para a produção de textos críticos.
A disciplina abordará aspectos do funcionamento da língua espanhola de especial interesse para o processo de configuração textual e para o reconhecimento das determinações discursivas nesse processo. Visa ainda ao desenvolvimento e consolidação de práticas de leitura e escrita nos alunos e à reflexão sobre sua projeção didática.
Esta disciplina visa a que o aluno avance no trabalho de perceber e interpretar o funcionamento discursivo da língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e continuar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.
Entendendo o aprendizado de uma língua estrangeira como um processo, esta disciplina visa a que o aluno tenha os primeiros contatos com a língua espanhola e adquira, com relação a esta, o distanciamento necessário a partir de: a) da observação e análise das grandes zonas em que o funcionamento do espanhol se aproxima e se distancia do português brasileiro; b) a quebra da freqüente identificação imaginária da língua espanhola com uma língua formal; c) tratamento da variedade interna do espanhol e da que surge da comparação entre ele e o português brasileiro à luz de processos sócio-históricos superando assim a visão da língua como um estoque de palavras, de sons e de frases; d) e uma abordagem que rompa com a visão da língua como um mero instrumento.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Iniciação nas várias possibilidades de comparatismo literário entre as literaturas de língua portuguesa, discutindo aspectos teóricos e críticos. Este recorte do programa prevê ainda um estudo das relações interdisciplinares e intersemióticas do texto literário em relação às demais séries da cultura. Serão abordados textos poéticos paradigmáticos das tendências modernistas e contemporâneas, aproximados dentro de uma perspectiva comparada, de forma a evidenciar o que existe de próprio e de comum entre essas literaturas nacionais.
A disciplina tem como objetivo apresentar os aspectos fundamentais da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Neste ensejo serão relacionados temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais que a envolvem. Com a apresentação dos conteúdos pretende-se promover condições e direcionamento para que os alunos se aprofundem na temática.
Esta disciplina visa a que o aluno entre em contato com a língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e iniciar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.
O objetivo do curso é o estudo introdutório das estruturas morfológicas e sintáticas da língua latina, e das principais relações destas com as da língua portuguesa. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos do ensino do latim, em particular, da fonética e morfologia latina, voltado para o ensino do português.
Aprofundar o estudo dos principais autores do século XX e de suas obras. A compreensão da história e da literatura da primeira metade do século XX, por meio atividades com textos literários, propiciará ao aluno a possibilidade de construir um repertório culturalmente amplo, importante para a formação do futuro profissional de Letras, especialista em ensino, tradução ou pesquisa.
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