Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia de Biossistemas » [LEB5032-2] Fluxos de Energia em Sistemas Agrícolas

[LEB5032-2] Fluxos de Energia em Sistemas Agrícolas

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
6 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

A determinação dos fluxos de materiais é fundamental para se realizar avaliações ambientais e o custo de sistemas de produção. Quando se trata de biossistemas, o monitoramento do processo produtivo é ainda mais importante, pois os produtos não são meras transformações dos insumos antrópicos por eles utilizados.
A diagramação permite o autor checar o seu conhecimento do sistema a ser representado e ao leitor compreender os limites da análise em questão. O Energy Language System é um método proposto por Howard T. Odum baseado em modelos físicos.
Os fluxos de energia (entrada/demanda ou saída/oferta) são utilizados na determinação da eficiência do uso de insumos em termos energéticos. Muito utilizada na seleção de opções de fontes de bioenergia, também pode ser aplicada à sistemas de produção que não tenham finalidade energética.
Emergia é um método de avaliação ambiental que considera as contribuições ambientais e insumos mensurados em equivalentes de joules de energia solar (sej).
Emergia é um método de avaliação ambiental que considera as contribuições ambientais e insumos mensurados em equivalentes de joules de energia solar (sej). Nesse vídeo são mostrados alguns exemplos do seu uso.
A análise de ciclo de vida é uma avaliação normatizada pela ISO que incorporada efeitos indiretos de um sistema de produção em sua contabilização.
6 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942