Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (960 X 720 px) | MP4 (480 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Emergia é um método de avaliação ambiental que considera as contribuições ambientais e insumos mensurados em equivalentes de joules de energia solar (sej).

Disciplina

LEB5032-2 Fluxos de Energia em Sistemas Agrícolas

EMENTA

1) A energia e a espécie humana. Produção Natural x Sistemas Produtivos. Demanda de alimentos, fibra e energia. Intensificação de sistemas de produção agrícola. 2) Conceitos e reflexões: leis da termodinâmica, sustentabilidade, origem de energia, ambiente, escala de análise. 3) A mecanização como elemento-chave de sustentabilidade agrícola. Fluxos de material e de energia. 4) A agricultura como fonte de bioenergia. 5) Energia e suas questões não-energéticas: economia e política.

Objetivo

Apresentar aos alunos conceitos e reflexões contemplando os sistemas produtivos como unidades termodinâmicas e permití-los obter um senso crítico mínimo referente às fontes de energia disponíveis e sua interação no agronegócio.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Fluxos de Materiais
  2. Diagrama - Sistema de Linguagem Energética
  3. Fluxos de Energia em Sistemas Agrícolas
  4. Emergia - Parte 1
  5. Emergia - Parte 2
  6. Introdução à Análise de Ciclo de Vida
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942