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[PSC1728-3] Introdução às Técnicas Projetivas Rorschach, TAT e CAT

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Aula 2: são apresentados os 5 sistemas do Rorschach nos Estados Unidos e que foram unificados por John Exner. Aplicação.
A Professora Terezinha Amaro, doutora e pós doutora em ciências da saúde pela UNIFESP, convidada pelo Prof. Andrés Antúnez, mostra suas pesquisas de quem foi Hermann Rorschach, a origem e história de vida, as ideias que possivelmente originaram o método das manchas de tinta, antecedentes históricos, a publicação do psicodiagnóstico, vida e personalidade do psiquiatra suíço.
Apresentamos a introdução às bases psicométricas e seus aspectos mais atuais nos dois sistemas atuais e baseados em evidências científicas rumo à aplicação, codificação e interpretação.
Diante do confinamento, muitos profissionais se perguntam se devem continuar se engajando na avaliação e qual a melhor forma de realizar o trabalho que eles costumavam realizar pessoalmente, de modo remoto. Problemas de saúde mental necessitam atenção e os psicólogos prestam assistência. Há situações em que uma avaliação é útil ou até mesmo necessária. Estudiosos do R-PAS tratam dessas questões, esta aula introduz a esse tema da pesquisa remota utilizando o Rorschach durante a pandemia Covid-19.
Introduzimos aos princípios da aplicação, codificação e interpretação do método de Rorschach, comparando o Sistema Compreensivo - SC e o Rorschach Performance Assessment System - R-PAS.
Apresenta-se uma análise fenômeno-estrutural do Rorschach, que nasce com Françose Minkowska na França em articulação com a psicopatologia fenômeno-estrutural de Eugène Minkowski. Apresenta-se vinhetas da análise aprofundada da linguagem e visão em imagens em um caso com psicopatologia severa.
A aula trata do Teste de Apercepção Temática (TAT) criado porr Henry Murray e Christiana Morgan nos EUA, publicado na forma definitiva em 1943 (31 cartões). É um dos métodos Projetivos mais pesquisados do mundo, utilizado na investigação da personalidade. São apresentados os princípios básicos e os conehecimentos que embasam a técnica. A aula descreve o material - as pranchas com os temas comuns para cada uma. E ainda os esquemas de interpretação proposto por Murray e Bellak.
A aula trata do Teste de Apercepção Temática para Idosos (SAT) criado por Leopold e Sonya Bellak (1972), o mesmo autor do CAT-A, e inspirado no TAT . O SAT tem com o objetivo de investigar problemas específicos do envelhecimento e as atitudes e preocupações das pessoas idosas em relação às questões mais centrais da velhice. Discute-se a situação da velhice no Brasil e a necessidade de diagnóstico. São descritos os estímulos do SAT (17 cartões); aborda-se a forma de administração e a forma de interpretação.
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