Carregando
Página inicial »Exatas » Física » [4300151-1] Fundamentos de Mecânica

[4300151-1] Fundamentos de Mecânica

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
30 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Resolvemos três problemas em que há um movimento circular, um deles devido à força de atrito e outros dois a uma força de tração. Pretendemos mostrar que, sempre que há um movimento circular, é necessário que exista uma (ou mais) força(s) que garantam a força centrípeta.
Resolvemos mais dois problemas de dois corpos em que a força de atrito funciona como vínculo, um deles em que também um fio produzia uma força de tração que vinculava também os movimentos dos corpos.
Os exemplos de aplicação desta parte tentam ilustrar o significado do diagrama de corpo livre, uma vez que isso não implica na inexistência de vínculos entre os corpos que compõem o sistema.
Examinamos uma situação realista em que dois corpos interagem e se determina a força entre eles. Também analisamos o problema da compensação das curvas em estradas.
Aplicamos as leis de Newton a situações em que há atrito de contato. Nestes exercícios iniciais, nos limitamos a sistemas de um corpo.
Mostramos os resultados de um experimento com imagens sobre o atrito de contato. Os resultados são compatíveis com as leis, desde que se admita que o coeficiente de atrito varie um pouco de uma repetição a outra do ensaio.
Resolvemos um problema de aplicação direta das leis de Newton, em que se escolheu dois sistemas de referência diferentes para os dois corpos e se estabeleceu exatamente a relação de vínculo entre eles.
Resolvemos alguns problemas que requerem o uso das leis de Newton para ilustrar o procedimento geral de aplicação a sistemas de um ou poucos corpos.
Usamos as leis da força de atrito de contato para ilustrar o que é uma inequação e sua relação com a desigualdade. Mostramos como representar intervalos na reta numérica.
Começamos com exemplos de movimento relativo e enfatizamos a importância de aplicar a 2a lei de Newton somente em referenciais inerciais. Apresentamos formalmente a transformação de Galileu e discutimos os limites de aplicabilidade da mecânica newtoniana, ao mesmo tempo que explicamos porque acreditamos que, dentro desses limites, as leis de Newton são válidas e jamais serão modificadas.
30 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942