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Física

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Disciplinas

Desenvolver a compreensão desde os fundamentos da mecânica quântica, passando pela compreensão dos níveis de energia eletrônico, vibracionais e rotacionais em átomos e moléculas e a interação destes com a radiação eletromagnética, até o desenvolvimento de uma visão moderna dos sólidos através de suas aplicações na microeletrônica, eletrônica orgânica e spintrônica.
Fornecer os fundamentos básicos da teoria eletromagnética. Disciplina de formação básica.
O Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger do Instituto de Física, LDEWH, promove o uso de demonstrações em cursos de física, como uma forma de ensino complementar, e em atividades de divulgação científica. As mais de 500 demonstrações de fenômenos físicos, que constituem seu acervo, podem ser usadas e manuseadas por estudantes e professoras. Elas ilustram os principais fenômenos da mecânica, óptica, termodinâmica, fluidos, eletromagnetismo e física moderna. Visitantes e observadores são estimulados a praticar a observação crítica e interpretar os experimentos, como atividades de investigação científica, contribuindo para a compreensão de diferentes aspectos da natureza e da tecnologia.
Desenvolver instrumental de conhecimentos físicos, relacionados à termodinâmica e à complexidade, para a análise e discussão de questões ambientais. Situar a vida e suas especificidades nas abordagens físicas, para discutir visões de ciência e interação ser humano/natureza compatíveis com essas questões. Identificar aspectos centrais na discussão de temas ambientais atuais, de relevância social, em uma perspectiva educacional.
Capacitar o aluno para a utilização de técnicas de simulação de experimentos, incluindo geração de variáveis aleatórias, estatísticas associadas e interpretação de parâmetros correspondentes. Apresentar questões relativas ao planejamento e otimização de experimentos, calibração de instrumentos e suficiência estatística.
A disciplina busca desenvolver, de forma integrada, três objetivos principais: i) revisar os fundamentos e conceitos estruturantes da Física Moderna; ii) apresentar aspectos históricoepistemológicos do desenvolvimento da Física do Século XX; iii) discutir o ensino de Física Moderna, em especial em cursos de nível superior.
Os objetivos da disciplina Física Experimental B são:
a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo “hands on” que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada, através da interação ativa com o mundo físico (através de instrumentos, materiais etc.) visando a obtenção dos resultados desejados;
b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias de investigação experimental que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);
c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa.

Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:
a) Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado;
b) Compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza;
c) Dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);
d) Trabalhar de forma organizada e cooperativa.
Fornecer os conceitos básicos de Mecânica dos Fluidos e Transferência de Energia com aplicações à Processos Bioquímicos. Fornecer ao aluno do Curso de Biotecnologia base científica na área de fluidodinâmica.
Retomar as limitações dos modelos clássicos e introduzir o conceito da dualidade onda-partícula para a matéria e para a radiação a partir da discussão de evidências experimentais. Consolidar o entendimento do aluno sobre o método científico a partir de experimentos envolvendo fenômenos da dualidade onda-partícula, tanto para a radiação como para a matéria.
- Introduzir a idéia de ação à distância e o conceito de campo. Apresentar a teoria da gravitação Newtoniana e discutir conceitualmente aspectos atuais da questão.
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