Carregando
Página inicial »Exatas » Física

Física

Há 911 vídeos disponíveis em 23 disciplinas desta profissão
23 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

O objetivo prioritário da disciplina é dar uma noção básica sobre os aspectos mais relevantes da física dos átomos isolados, do seu núcleo, de moléculas isoladas e das partículas elementares. Além disto são abordados os aspectos básicos da estatística quântica visando a compreensão de algumas propriedades específicas dos sólidos e dos núcleos e noções de cosmologia.
Introdução a Biofotônica e apresentar aos alunos tópicos relacionados a áreas recentes de pesquisa. Apresentar aos alunos conceitos básicos de interação luz/sistemas biológicos, do nível molecular, celular até o tecidual. Apresentar ao aluno técnicas fotônicas de diagnóstico e tratamento, inclusive com atividades em laboratório.
- Descrição do movimento de uma partícula. Análise de fenômenos da Mecânica.
- Articulação dos conceitos básicos envolvidos nas leis de Newton.
- Uso de simplificações e aproximações na explicação e na descrição dos fenômenos físicos.
- Representações gráficas de fenômenos.
Proporcionar os fundamentos da Termodinâmica e Mecânica Estatística, com vistas a sua aplicação em diferentes áreas, como magnetismo, biologia, física nuclear, etc.
Introduzir os fundamentos da óptica e espectroscopia aplicada, de circuitos eletrônicos básicos e aquisição de dados digitais, de técnicas de radiofrequência e de métodos de controle e estabilização eletrônica de parâmetros físicos, além de familiarizar os estudantes com equipamentos e técnicas de um laboratório de óptica moderno.
Geral: Estudo dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações. Noções sobre mecânica de fluídos. Específico: Desenvolver no estudante habilidades para modelar e resolver problemas de teoria ondulatória e da mecânica de fluídos. Mostrar, através de experiências selecionadas, que as leis físicas são uma síntese das observações experimentais junto com uma interpretação teórica. Treinar o estudante a desenvolver o espírito crítico e expor suas idéias em face às experiências demonstrativas realizadas no laboratório.
Os objetivos da disciplina Física Experimental A são:
a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo “hands on” que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada, através da interação ativa com o mundo físico (através de instrumentos, materiais etc.) visando a obtenção dos resultados desejados;
b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias de investigação experimental que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);
c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa.

Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:
a) Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado;
b) Compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza;
c) Dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);
d) Trabalhar de forma organizada e cooperativa.
Apresentar a Eletrodinâmica no contexto da física moderna.
Aprendizagem dos conceitos básicos da teoria da Relatividade Restrita e das mudanças em relação à teoria eletromagnética de Lorentz.
Apresentar a descricao estatistica da matéria e da radiacao, através da distribuicão de Maxwell-Boltsmann. Introduzir a necessidade da quantizacão a partir do confronto teoria-experimento. Introduzir a entropia estatística.
23 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942