Permitir que os alunos que atuam nas áreas de Físico-Química, Química Inorgânica, Química Analítica, Química de Materiais e Ciência e Engenharia de Materiais, se familiarizem com: a) os diversos sólidos inorgânicos de forma que possam classificá-los usando conceitos químicos universais, b) construam diagramas qualitativos de Estrutura de Bandas de Sólidos e de Densidade de Estados (DOS) para sólidos Elementares e Binários, c) sejam capazes de extrair da Estruturas de Bandas ou DOS publicadas de sólidos binários e ternários os parâmetros eletrônicos mais relevantes; c) tenham conhecimento das principais matérias-primas e dos principais métodos de síntese de sólidos, d) se familiarizem com o conceitos de sólidos lamelares e os processos de intercalação e de de-intercalação; e) adquiram conhecimentos introdutórios sobre o mercado de materiais vítreos, vitro-cerâmicos e cerâmicos; e) adquiram conhecimentos introdutórios na área de Nanotecnologia f) se familiarizem com o uso de métodos físicos de análise aplicados na caracterização óptica, estrutural e térmica de sólidos inorgânicos (híbridos, vidros, cerâmicas e vitrocerâmicas) e materiais híbridos.